Política Pública para as Crianças é destaque em mídia nacional

Publicada em 24/04/2018 às 18:41

Praça Valdemar Lopes passou por adequações

As ações desenvolvidas com o objetivo de transformar Jundiaí em uma cidade mais saudável e amigável à criança – considerando que se a cidade é boa para a criança, é boa para todos – foram destaque em reportagem veiculada pelo canal Globonews, na segunda-feira (24), no programa “Cidades e Soluções”. Iniciada no ano passado, a Política Pública da Criança na Cidade – que tem como projetos prioritários o “Entre a Casa e a Escola” e o “Parque da Criança” – conta com parceria com o Instituto Alana para sensibilizar gestores e servidores da administração pública a ouvir e entender as necessidades das crianças.

“Deixar a cidade amigável para as crianças significa ter um ambiente que propicie seu pleno desenvolvimento, formando gerações mais preparadas para o futuro. O Parque da Criança, que será implantado no Parque da Cidade, possibilitará maior contato das crianças com a natureza. Existem pesquisas que apontam o enfraquecimento muscular das mãos nas crianças que só ficam mexendo nos celulares. Propor desafios, brincar ao ar livre, desenvolve jovens mais conscientes e preparados para tomar decisões”, argumenta o Prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado.

LEIA TAMBÉM
Prefeito por um dia: estudantes têm dia de trabalho na Prefeitura

No programa “Cidades e Soluções”, a importância de ter espaços ao ar livre destinados ao brincar, para evitar o que os especialistas chamam de Síndrome de Déficit de Natureza, foi abordada. Para Sylvia Angelini, diretora de Urbanismo da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), entrevistada no programa, “o poder público tem o desafio de apresentar alternativas de qualidade para uso do espaço público pelas crianças, que as motivem a deixar seus aparelhos eletrônicos para interagir com o meio ambiente, descobrindo novas formas de relação com a cidade, com seus bairros, seus caminhos. E para que elas possam frequentar, com segurança, mais parques e praças do que shoppings”.

A Política Municipal da Criança na Cidade, iniciada em 2017, tem como objetivos a promoção de uma cidade mais verde e amigável à criança, a criação de espaços públicos que favoreçam a presença da criança e seu contato com a natureza, e ainda a inclusão das crianças no processo de planejamento urbano a partir de sua escuta.

Projetos

“Entre a Casa e a Escola” faz parte da política municipal para a criança e visa a qualificação do caminho dos alunos da rede pública para suas escolas. O projeto piloto foi feito na EMEB Deodato Janski, no Jardim Tarumã, onde estudam cerca de 500 alunos de Ensino Fundamental 1 (6 a 12 anos). Para compor o diagnóstico, além das vistorias dos técnicos em conjunto com os moradores do bairro, foi iniciado um processo de escuta das crianças para saber o que elas acham do seu caminho para a escola e como gostariam que ele fosse.

O primeiro resultado do projeto foi a remodelação da praça em frente à escola, Valdemar Lopes, na divisa com o Jardim São Camilo, inaugurada em dezembro de 2017. A área recebeu remodelação paisagística, recuperação da iluminação e do passeio, arquibancada para assento e pintura de lousa na parede, para servir como extensão do ambiente educacional das escolas municipais Deodato Janski, Ruth Carturan e Reynaldo Basile, que ficam nas proximidades. Artistas do bairro também contribuíram com intervenções de grafite no local. Demais ações de melhoria das calçadas ainda estão em andamento neste bairro e, em seguida, novas escolas e seu entorno serão objeto do projeto.

A matéria será reapresentada durante a semana, no canal Globonews, e também foi pauta do programa Studio i, com entrevista com André Trigueiro.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/04/24/politica-publica-para-as-criancas-e-destaque-em-midia-nacional/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original