Guarda Municipal amplia aperfeiçoamento no trabalho com cães

Publicada em 10/05/2018 às 15:15

Com capacitação frequente, canil da GMJ é considerado referência

Com o objetivo de promover a capacitação permanente de seus integrantes , conforme diretriz da atual gestão, a Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ), por meio da Especializada Canil, acompanhou os trabalhos realizados durante o Curso de Formação de Adestradores de Cães de Serviço Policial, ministrado por Ivan modesto, cinotécnico responsável pela Escola de Cinotecnia Brazilian Canine, da cidade de Santo André (SP).

Coordenados pelo inspetor Alceu Marestoni – titular do Canil da GMJ – aproximadamente 16 participantes receberam as orientações da Equipe BK9, formada pelo capitão PM Juliano Sírio, que já foi comandante de Pelotão do Canil Central da Polícia Militar de São Militar de São Paulo; soldado Ivan Modesto (responsável geral); e o cabo Gilson Alves (instrutor figurante). Também presente o médico veterinário responsável pelo Canil da GMJ, dr. Clóvis Arnaldo Sproesser Filho.

LEIA TAMBÉM
Educavi participa da Semana Interna de Prevenção de Acidentes da Cijun

“O Canil da Guarda Municipal de Jundiaí é um setor especializado que preza pelo aperfeiçoamento permanente de seus integrantes, um diferencial para a sua atuação diária junto à comunidade, inclusive em conjunto com as ações realizadas pela Ronda Escolar – Anjos da Guarda e também o Apoio Tático”, destacou o inspetor Alceu.

Durante o encontro foram aprimorados os conhecimentos para atuação com os cães em patrulhamento, abordagem, faro de entorpecentes, técnicas de movimentação, entre outras atividades. Dividido em módulos Intensivo Básico e Intensivo Específico, os guardas municipais de Jundiaí receberam o conteúdo teórico na Sala de Instrução GM Luiz Fernando de Oliveira (Oliveirinha) – Base das GMJ: Introdução à Cinotecnia; Adestramento: uma ciência do comportamento; Fundamentos da Aprendizagem e Comportamento Animal; Motivação e Impulso – Estratégia de Vida; Ciência do Faro; Noções sobre o Desenvolvimento dos Cães; Métodos de Treinamento pelo Mundo; Programa de Treinamento de Cães de Serviço Policial.

A parte prática foi realizada nas instalações do Canil, com a preparação de filhotes (detecção e proteção); manejo e ambientação dos animais; síntese prática/preparação de filhotes para obediência funcional.

Especializada Canil: referência em atuação

O Canil da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) é considerado referência para a criação em outros municípios da região, recebendo semanalmente a visita de profissionais que atuam junto à área de segurança pública, interessados em conhecer o trabalho realizado pelos agentes do setor especializado da instituição.

Hoje o Canil da Guarda Municipal de Jundiaí conta com 17 cães trabalhadores: 13 pastores Belga Malinois; 2 Rottweilers, 1 Labrador, e 1 Bloodhound; os treinamentos ocorrem diariamente no período da manhã, tanto no que se refere às táticas de adestramento para a atuação nas ruas no que diz respeito ao operacional, às ocorrências, como também para o showdog – os trabalhos socioeducativos. O setor encontra-se à disposição para visitas com agendamento prévio.

Assessoria de Imprensa GMJ
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/05/10/guarda-municipal-amplia-aperfeicoamento-no-trabalho-com-caes/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original