Zoonoses imuniza 397 cães e gatos na Vila Rami

Publicada em 11/05/2018 às 18:03

Vacina antirrábica está disponível durante o ano inteiro, na sede da UVZ, na Rua dos Bandeirantes, 375

Os dois postos de vacinação montados na sexta-feira (11), na Vila Rami, resultaram na imunização de 397 animais de estimação contra raiva, superando a expectativa determinada pela Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS). Este é o terceiro bairro com a medida, colocada em prática para ampliar a vacinação dos animais de estimação para proteção contra a raiva.

Na área foi localizado um morcego positivo para a doença, na segunda-feira (7). A partir da informação, foi realizada ação de varredura na área para informar a população sobre os cuidados em caso de localização do morcego na residência. “Foram imunizado 298 cães e 99 gatos, total de 397 animais. Um volume acima da expectativa, que era, inicialmente de 179. A cobertura vacinal atingida”, comenta o gerente da UVZ, Carlos Ozahata.

A vacinação contra raiva deve ser realizada em todos os cães e gatos, anualmente. A dose para gatos e cães é oferecida pela Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), por meio da UVZ, nas campanhas anuais realizadas entre os meses de agosto e setembro, além de estar disponível o ano inteiro, na sede da UVZ, na rua dos Bandeirantes, 375, no bairro Ponte de Campinas.

LEIA TAMBÉM
Vila Rami terá dois postos de vacinação contra raiva

Os animais de grande porte também devem ser imunizados contra a doença, porém a dose deve ser adquirida em estabelecimentos especializados.

Números

O vírus da raiva é circulante entre as populações de morcegos. Neste ano, três morcegos foram localizados mortos e positivos para a doença. O registro anterior foi em 2015, com dois exemplares insetívoros localizados em área urbana. Em animal doméstico de grande porte, a cidade registra cinco bovinos positivos para a doença, desde o início deste ano, na região do Rio Acima. O penúltimo registro foi em 2002, na mesma área. A raiva é uma doença viral que afeta o sistema nervoso central, causando encefalopatia e morte. Nos animais, os sintomas são falta de apetite dificuldade para caminhar, sinais de convulsão e salivação intensa. A contaminação ocorre por contato, seja com saliva ou secreção.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/05/11/zoonoses-imuniza-397-caes-e-gatos-na-vila-rami/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original