Encontro debate enfrentamento à violência sexual contra crianças

Publicada em 18/05/2018 às 18:53

Prefeito ressaltou a importância do envolvimento da sociedade na discussão

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizou na manhã desta sexta-feira (18) o evento “Faça Bonito: saber ouvir é proteger”. O encontro, realizado no auditório da Faculdade de Medicina de Jundiaí, reuniu maios de 200 pessoas e marca o Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes e a resolução do CMDCA nº 114, de março de 2018, que dispõe sobre o novo fluxo de atendimento às crianças e adolescentes vítimas de violência sexual.

Presente ao evento, o prefeito Luiz Fernando Machado, afirmou que é fundamental o Município se preocupar em discutir o assunto. “Este é um sinal de que nossa sociedade quer participar da discussão dos temas que a afligem. A ação é fundamental para envolver todos os setores que trabalham na linha de frente desses casos, como segurança pública, saúde, educação e assistência social, para que seja garantida proteção integral às crianças”, ressaltou

A presidente do CMDCA, Alda Maria Carrara, ressaltou as dificuldades encontradas pela Comissão Municipal de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes (CMEVESCA), que integra o Conselho. “Não é à toa que chamamos o evento de ‘Fazer bonito’. Denunciar e enfrentar são nossas obrigações, são tarefas difíceis, mas causam uma diferença na sociedade. Que nós possamos dar cada vez mais espaço para uma escuta apropriada a essas vítimas”, disse Alda. O encontro também contou com a palestra do psicólogo e educador José Carlos Bimbatte, que definiu a proposta como provocadora de reflexões. “Este assunto é angustiante, pois traz consigo uma série de tabus envolvidos. Temas complexos exigem respostas complexas. Por isso, o enfrentamento e a prevenção só acontecem se houver uma rede articulada”, afirmou ele.

LEIA TAMBÉM
Prefeitura assina termo para receber prestadores de serviços à comunidade

A gestora da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Nádia Taffarello Soares, elogiou a iniciativa do conselho e da CMEVESCA. “Nos concentramos para discutir o tema neste dia, mas fica a meta de fazê-lo diariamente, já que, infelizmente, esse tipo de violência é cometido por pessoas conhecidas pela vítima, pessoas, em tese, de confiança. O segredo é discutir no âmbito familiar”, enfatizou a gestora.

Participaram do evento representantes de diversas Unidades de Gestão da administração municipal, como o Núcleo de Articulação das Políticas de Direitos Humanos da Casa Civil (UGCC); da UGADS; de Promoção da Saúde (UGPS); da Guarda Municipal; Conselhos Tutelares e visitadores do programa Criança Feliz. Também estiveram presentes a promotora de Infância e Juventude, Ana Beatriz Vieira; e o vereados Edicarlos Vieira, representando o presidente da Câmara Municipal, Gustavo Martinelli.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/05/18/encontro-debate-enfrentamento-a-violencia-sexual-contra-criancas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original