Semana do Brincar: escolas mostram importância das brincadeiras

Publicada em 21/05/2018 às 16:53

Semana do Brincar segue durante a semanas coma atividades nos espaços públicos

Luise Victória da Silva, de 9 anos, estava radiante. Na manhã desta segunda-feira (21), junto com os amigos da escola municipal Irmã Úrsula Guerello, no bairro Aeroporto, aprendeu a jogar bolinha de gude. Até sexta-feira (28), as Emebs, os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), os Complexos Esportivos e outros equipamentos culturais realizam atividades alusivas à Semana do Brincar.

Neste ano, a mobilização tem como tema “Brincar de Corpo e Alma.” O objetivo é sensibilizar a sociedade sobre a importância do brincar e a essência da infância, mostrando as possibilidades lúdicas de se explorar o mundo, sem a necessidade de muitos artefatos. O evento também compõe o eixo de ação social do Primeiríssima Infância, programa estadual ao qual o município tem adesão e que preza pelo desenvolvimento infantil .

Além de aprender a jogar bolinha de gude, Luise e os outros 250 alunos do Ensino Fundamental da Emeb Úrsula construíram com jornais velhos brinquedos como petecas e, ao longo da semana, vão resgatar brincadeiras antigas, como corre cotia, cabra cega e passa anel. “A ideia é mostrar brincadeiras tradicionais, aquelas que eram brincadas na rua e que os mais velhos passavam aos mais novos. Também queremos envolver as famílias, convidando os pais a reservarem um tempo para brincar com os filhos, e mostrar para eles o quanto isso é importante para a formação e o desenvolvimento da criança”, comentou a diretora da escola, Adriana Elisa Mendes.

LEIA TAMBÉM
Encontro debate enfrentamento à violência sexual contra crianças

Luise aprovou a proposta. “É a primeira vez que faço isso. Só vi bolinha de gude em filme. É bem legal. Costumo mais ficar no computador”, comentou a estudante.

Mais brincadeiras

Já na Emeb Antonio Brunholi Netto, no Jardim Tamoio o dia foi de brincar com diversos tipos de matérias, como fubá, tricô, plástico bolha, giz de cera, canetinha e carvão. Crianças do berçário ao G3 (grupo 3 anos) se divertiram com a proposta e mostraram, com brilho nos olhos, o quanto estavam felizes.

“Hoje estamos tendo o ‘Oficinaço de riscadores’, uma atividade que envolve o corpo todo e que, por meio do lúdico, trabalha a coordenação motora e o desenvolvimento social, afetivo e cognitivo. Também fizemos fôlderes e a nossa programação ainda conta com apresentação do Musicart para os pais e fechamento da rua para brincarmos. Tudo isso com o intuito de conscientizar sobre a importância do ato de brincar”, destacou a diretora da unidade, Thais Nonô.

Para a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, essa é uma semana muito importante, ao lembrar a sociedade sobre a relevância do lúdico. “É na brincadeira que a criança aprende e é importante que ela brinque todos os dias. Hoje, por exemplo, o ensino de matemática é permeado de jogos”, frisou.

Também no Complexo Argos, os servidores da Educação e a população foram convidados a brincar, voltando a infância, com o Grupo Musicart, formado por professores de música do Sistema Municipal de Ensino.

O Dia do Brincar é comemorado internacionalmente no dia 28 de maio. As Atividades no município também estão envolvendo as Unidades de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), de Cultura (UGC); de Esporte e Lazer (UGEL); de Promoção da Saúde (UGPS); e de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA).

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/05/21/semana-do-brincar-escolas-municipais-mostram-importancia-das-brincadeiras/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original