Alunos da EMEB Irmã Flórida Mestag apresentam projeto para recuperação da lagoa Espelho D’água

Publicada em 22/05/2018 às 18:22

Os alunos do 5º ano apresentaram o projeto para o prefeito no Paço Municipal

Os alunos do 5º ano da EMEB Irmã Flórida Mestag, localizada no Mato Dentro, Kaike Araújo, Mariane Ferreira e Andressa Cardoso, apresentaram, na manhã desta terça-feira (22), para o prefeito Luiz Fernando Machado, o projeto “Vamos renascer a lagoa”, que visa à recuperação da Lagoa Espelho D’água.

Com apenas 10 anos, Kaike solicitou a limpeza, desassoreamento e recuperação do local. “Hoje, parte da lagoa está assoreada e tomada por grande quantidade de taboa, vegetação que nasce em águas rasas. Nossa proposta é que seja realizada a limpeza e recuperação da lagoa e margens para que deixar o lugar mais bonito e para que possamos usar como área de lazer”, explicou o estudante.

Após ouvir as solicitações e explicações dos alunos, Luiz Fernando contou que será organizado um grupo entre a Unidade de Infraestrutura e Serviços Públicos e DAE para realizar um estudo sobre o trabalho a ser desenvolvido no local. “Vamos montar esses processos de intervenções necessárias, mas temos que contar com a ajuda de vocês para cuidar e nos ajudar a fiscalizar o local. Também vamos desenvolver um trabalho da EMEB, em parceria com a DAE, para proteger e preservar as nascentes na região”, lembrou.

O assessor Técnico de Recursos Naturais da DAE, Carlos Eduardo Moraes Pereira, mostrou um relatório inicial realizado no local e salientou sobre procedimentos e licenças ambientais necessárias.

A recuperação da Lagoa Espelho D’água faz parte do Projeto Institucional da EMEB Irmã Flórida Mestag, elaborado em conjunto com a comunidade, e que visa práticas de educação ambiental, de cidadania e para proporcionar maior qualidade de vida aos munícipes da região. “Envolvemos todos os alunos e a comunidade no projeto. Nosso principal objetivo é conservar os recursos hídricos do local e também do município”, comentou a diretora Tania Vilela.

Como próximos passos, o prefeito agendou uma visita à EMEB Irmã Flórida, que será realizada em junho, para que os alunos e o grupo de estudos das Unidades possam conversar e apresentar os próximos passos para a recuperação da Lagoa Espelho D’água.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/05/22/alunos-da-emeb-irma-florida-mestag-apresentam-projeto-para-recuperacao-da-lagoa-espelho-dagua/
Leia mais sobre , ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original