Biblioteca Municipal é bem avaliada por usuários

Publicada em 30/05/2018 às 14:50

71% dos entrevistados avaliaram a Biblioteca como ótima

A Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot foi avaliada como sendo um ótimo espaço por 71% das pessoas ouvidas em pesquisa realizada por meio do Programa Conecta Biblioteca. O resultado foi apresentado, no Rio de Janeiro, em evento que reuniu as 92 bibliotecas selecionadas para integrar o programa promovido pelas instituições internacionais Bill & Melinda Gates Foundation e Caravan Studio, com o intuito de aproximar a comunidade e atrair novos usuários para esses espaços, especialmente os jovens.

Ao todo, foram aplicados 207 questionários em diversos locais da cidade, nos meses de setembro e outubro.  Do total de consultados, 65% são mulheres e 35% homens. O público jovem representa a maioria: 52%, contra 48% de adultos. Em relação à leitura, 47% declararam ler de dois a cinco livros por ano. As preferências são os contos, os romances, os livros didáticos, os livros sobre humanidades e a Bíblia.  Dos ouvidos, 36% informaram fazer empréstimos na biblioteca.

LEIA TAMBÉM
Biblioteca abre período de inscrição para Olimpíada de Redação, no sábado

Além do grau de satisfação e do perfil dos consultados, a pesquisa buscou identificar o que os usuários avaliam bem na Nelson Foot. O espaço físico aparece em primeiro lugar, seguido pelo acervo, atendimento, funcionamento e localização. A atividade preferida por 57% é emprestar livros. 48% informaram também ir ao local para estudar; 41% para ler jornais/revistas; 31% para usar a internet/computador; e 27% para usar o espaço para descansar. Neste quesito, os usuários puderam dar mais de uma resposta.

Referência

Ainda ao serem questionados sobre o que pensam sobre a biblioteca, 50% dos frequentadores do espaço apontaram que a Nelson Foot é um ponto de referência reconhecido por ter um papel importante na vida social e cultural da cidade.

Para a diretora do Departamento de Fomento à Leitura e Literatura da Unidade de Gestão de Educação, Rosana Faccioni Branco, a pesquisa resume a atuação da biblioteca na cidade e permiti entender como o espaço é visto pela população. “Esses dados são importantes para nós, pois hoje a biblioteca tem uma nova proposta, um conceito diferenciado, o de Biblioteca Viva. Possuímos o que muitas outras cidades não têm e, no evento no Rio de Janeiro, foi possível comprovar isso”, comemorou.

A bibliotecária Michele Bueno Santana também acredita que os dados auxiliarão na tomada de decisões, visando sempre à oferta do melhor serviço e a aproximação da comunidade. “O nosso objetivo é sempre promover o uso da biblioteca municipal, trazendo cada vez mais pessoas. Temos um espaço privilegiado, com sala de estudo, anfiteatro, espaço próprio para contação de histórias, acervo com mais de 49 mil itens, em torno de quatro mil empréstimos por mês, além de uma programação variada. Queremos que as pessoas se apropriem de tudo isso”, destacou.

Atualmente, a Nelson Foot também conta com o Comitê de Jovens do Movimento Consciência Ativa, que ajuda a pensar estratégias para atrair o jovem, e integra o Programa In-Vista, outra ação do Programa Conecta Biblioteca de estímulo à transformação social. Por meio do In-Vista são realizados cursos e palestras. O mais recente foi uma oficina gratuita sobre empregabilidade, com quatro encontros.

Serviço

A Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot é um órgão da Unidade de Gestão de Educação e fica no Complexo Argos, localizado na avenida Dr. Cavalcanti, 396, Vila Arens. O espaço fica aberto de segunda à sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados, das 9h às 13h. A programação do mês pode ser consultada no site: https://biblioteca.jundiai.sp.gov.br/.

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/05/30/biblioteca-municipal-e-bem-avaliada-por-usuarios/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original