Historiador Rafael Nogueira abre Mostra Bonifácio na EGP

Publicada em 13/06/2018 às 12:11

Historiador contou um pouco da biografia de José Bonifácio

A Escola de Gestão Pública de Jundiaí (EGP) realizou, na noite de segunda-feira (11), a cerimônia de abertura da Mostra Cultural “José Bonifácio, o Patriarca da Independência”, que tem por objetivo proporcionar aos servidores públicos e demais interessados um olhar diferenciado sobre a participação do estadista brasileiro na história do país.

Além da exposição de painéis que relatam a vida de José Bonifácio de Andrada e Silva, a EGP também recebeu o pesquisador e historiador Rafael Nogueira, um dos maiores especialistas sobre a atuação deste estadista na Independência do Brasil e na formação do Império. Antes da palestra, o público assistiu ao grupo Alma do Campo, de Campo Limpo Paulista, que apresentou danças e músicas portuguesas.

Em sua explanação, Rafael destacou a importância dos professores trabalharem, junto aos alunos, os aspectos positivos dos grandes personagens/heróis que atuaram ao longo da história brasileira, a fim de inspirar os estudantes. Ele relatou também fatos históricos e importantes da vida de José Bonifácio, destacando suas contribuições para a formação de sites, cursos, palestras e até produção de filmes, como o documentário “Bonifácio, o Fundador do Brasil”, dirigido por Mauro Ventura, em exposição nos cinemas.

Presente à abertura, o estudante de filosofia Felipe Desyre elogiou a iniciativa da EGP. “Eventos como este são fundamentais para a restauração da alta cultura do país. Fico feliz em saber que esta instituição está ajudando a disseminar a nossa história”, concluiu ele.

O diretor-presidente da EGP, Silas Feitosa, agradeceu as participações e ressaltou que, além dos cursos de atualização para os servidores públicos, a Escola vem se destacando pela realização de outros eventos, “que visam o resgate cultural e a recuperação dos valores humanos”.

A Mostra é gratuita e segue aberta até o dia 14 de junho. O encerramento contará com a presença de um integrante do clã Andrada.


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/06/13/historiador-rafael-nogueira-abre-mostra-bonifacio-na-egp/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original