Florestal reforça proteção à Serra do Japi com ações integradas

Publicada em 24/07/2018 às 17:48

Bloqueios permanentes acontecem em conjunto com vários setores e vêm alcançando resultados positivos

Com o objetivo de discutir e definir novas estratégias que garantam a preservação ao meio ambiente, a Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ), por meio da Divisão Florestal (DF) e o acompanhamento da Unidade de Gestão de Segurança Municipal (UGSM), participa dos bloqueios periódicos que são realizados por iniciativa do Comitê Intermunicipal de Proteção e Ações na Serra do Japi. A iniciativa conta com a participação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), em conjunto com a Fundação Serra do Japi, a Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) e a Associação Amigos do Bairro Santa Clara.

LEIA TAMBÉM
Prevenção pauta ações do Conselho Comunitário de Segurança no mês de julho

Tendo como um dos pontos de partida o bairro Santa Clara, as ações tiveram início em 2017, alcançando resultados positivos e efetivos, no sentido de fiscalizar, coibir e orientar as pessoas que por muitas vezes utilizam o local de forma ilegal e perigosa, de minimizar os danos ambientais, e também conscientizar sobre as regras de permanência no local. Além da Divisão Florestal, também atuaram a Polícia Militar e a Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) na fiscalização do trânsito.

“A iniciativa atende aos anseios dos moradores da região, a comunidade que defende a preservação do patrimônio. A Serra do Japi é um raro remanescente de Mata Atlântica no interior do Estado de São Paulo, com 7% de remanescentes da formação original do bioma Mata Atlântica do Brasil, na riqueza de sua biodiversidade. É preciso conscientização por parte dos visitantes e isso reforça a importância de uma educação ambiental”, declarou o inspetor Paulo Vicente Soares, responsável pela Divisão Florestal.

Assessoria de Imprensa GMJ
Foto: Assessoria de Imprensa GMJ       


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/07/24/florestal-reforca-protecao-a-serra-do-japi-com-acoes-integradas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original