Amamentação será destaque na Semana do Bebê

Publicada em 30/07/2018 às 12:19

O leite materno contempla todas as necessidades nutricionais do bebê, sendo rico em gorduras, proteínas, sais minerais, vitaminas, enzimas e fatores imunológicos, herdados da mãe. Com essa composição, o alimento deve ter a oferta estimulada, para que as crianças recebam nutrição adequada, sem riscos alérgicos e com vantagens para o desenvolvimento da dentição, fala e musculatura. Com a realização da Semana do Aleitamento Materno e da Semana do Bebê, entre os dias os dias 31 de julho a 7 de agosto, o assunto será tratado com diversos focos, para destacar as propriedades benéficas para a saúde do ato de amamentar, tanto para a mulher quanto para a criança. A organização e realização dos eventos em Jundiaí são das Unidades de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Educação (UGE) e Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS).

LEIA TAMBÉM
SUS C.O.M. VC é premiado em Congresso de Saúde Nacional
Com entregas de salas, 500 novos atendimentos odontológicos

Orientação sobre como amamentar foi fundamental para que Natália Celiberto conseguisse alimentar o filho

Natália Leoni Aialla Celiberto, 29 anos, é mãe de Daniel, de apenas 26 dias. Ela teve dificuldades em amamentar a criança, mas nem por isso, desistiu. “Tinha rachaduras e doía demais. Busquei ajuda no Banco de Leite para orientação sobre como deveria ser feito. Consegui, além de fornecer o leite para o meu filho, ainda doar para os bebês que estão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O organismo da mulher se prepara para isso e é muito importante para o desenvolvimento da criança. O ato de amamentar ajuda no desenvolvimento até da fala e da dentição da criança”, comenta a mãe, empolgada por poder contribuir para a saúde de bebês de outras famílias.

De acordo com a nutricionista responsável pelo Banco de Leite, Marcela Bionti, cada mulher produz leite carregado de nutrientes e de fatores imunológicos acumulados ao longo da vida da mãe. “A partir do leite são transferidos para as crianças os anticorpos para as doenças que a mãe já teve. Cada mulher produz o essencial para o seu filho, mas há algumas, que, quanto maior a estimulação, maior a produção. Por isso, é importante saber como deve ser feita esta estimulação”, detalha a nutricionista, lembrando que passam, em média pelo Banco de Leite, por mês, mais de 180 mulheres em busca de ajuda para conseguir amamentar.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ

 


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/07/30/amamentacao-sera-destaque-na-semana-do-bebe/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original