Encontro fala sobre acolhimento de adolescentes
Publicada em 24/08/2018 às 18:23Jundiaí recebeu na tarde desta sexta-feira (24) o evento “Adolescente em acolhimento – a construção da autonomia, porque voar é preciso”. Realizado no auditório da Universidade Paulista (Unip), o encontro contou com mais de 200 participantes de mais de 20 Municípios e teve como objetivo refletir sobre desafios e experiências no desenvolvimento da autonomia dos adolescentes que se encontram em serviços de acolhimento institucional.
O evento é uma realização de uma comissão composta por poder público, através da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS); do Poder Judiciário; dos Conselhos Tutelares; dos serviços de acolhimento e do Grupo de Apoio à Adoção Semente; e contou com apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e do Fundo Social de Solidariedade (Funss).
A programação teve a apresentação dos atletas do Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (Peama) da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL) e com as intervenções do juiz da Vara da Infância e Juventude de Jundiaí, Jeferson Barbin Torelli; da psicóloga e coordenadora do Grupo Nós do Instituto Fazendo História, Mahyra Costivelli; do médico psiquiatra da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Ivo Pinfildi Neto; e mediação da professora doutora da Universidade Paulista (Unip) de Jundiaí, Luci Mara Marin, psicóloga do serviço de Família Acolhedora.
Para a diretora de Proteção Social Especial da UGADS, Ariane Goim Rios, as propostas apresentadas incentivam iniciativas que já passam por amadurecimento no Município. “Acreditamos na potência das ideias apresentadas e acreditamos que elas possam ser adaptadas à nossa realidade, que já conta com o acompanhamento dos jovens egressos dos serviços de acolhimento institucional por meio do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), através de seus técnicos de referência, em parceria com os serviços de acolhimento”.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
20/12/2024
Em Jundiaí, Programa Criança Feliz chega a 4.559 visitas em 2024
-
17/12/2024
Programa Família Acolhedora completa 15 anos com 117 crianças acolhidas
-
12/12/2024
368 anos: Centro de Referência da Infância e da Adolescência (CRIA) no Novo Horizonte é entregue
-
05/12/2024
Prefeitura executa obras de prevenção à enchentes em toda a cidade
Baixe as fotos desta notícia na resolução original