GM de Jundiaí realiza curso de Armamento e Tiro na instituição de Itu

Publicada em 29/08/2018 às 18:38

Referência pelo trabalho operacional e socioeducativo que realiza ao longo dos seus 68 anos de existência, a Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) destaca-se por apresentar profissionais especializados, atualizados permanentemente, prontos para a atuação diária nas ruas, em ocorrências das mais diversas. Cumprindo as determinações do plano de governo do prefeito Luiz Fernando Machado no intuito de promover a ordem pública, a convivência harmônica, o combate à violência e criminalidade.

A GM Monique participou do aperfeiçoamento, representando a Guarda Municipal de Jundiaí

Neste sentido, o titular da Unidade de Gestão de Segurança Municipal (UGSM), Paulo Sérgio de Lemos Giacomelli Stel (Jacó), o inspetor Benedito Marcos Moreno e o subinspetor Sandro Donizeti Vilas Boas – respectivamente comando e subcomando da instituição – acompanham a elaboração e prática das atividades, inclusive a cooperação técnica em parceria com demais instituições.

LEIA TAMBÉM
Canil da GMJ aperfeiçoa a atuação de seus integrantes

Recentemente, o GM Jaci Cardoso Alves ministrou em Itu, o Curso de Instrutor de Armamento e Tiro para integrantes da Corporação daquela cidade, também com a participação dos GMs Monique e Brito (Jundiaí) e representantes das instituições de Cabreúva, Itupeva, Jarinu, Franco da Rocha, e um Policial Militar. A proposta teve por objetivo habilitar os agentes para o credenciamento junto à Polícia Federal; o curso teve duração de 80 horas/aula com 433 tiros disparados durante a participação de cada agente de segurança no 2º GACL – Quartel do Grupo de Artilharia de Campanha Leve do Exército Brasileiro em Itu.

A capacitação abordou a utilização de armamento letal – aulas teóricas e práticas: desde a metodologia e técnicas de ensino, didática, Psicologia Aplicada ao Ensino; como também a Legislação de Armas de Fogo no Brasil; Armas de Fogo: modelos, espécies e categorias de utilização das mesmas; nomenclatura; funcionalidade de peças e terminologia aplicada; munições e balística; regras de segurança; Primeiros-Socorros; bases, posições e fundamentos de tiro; passando para a desmontagem e montagem de primeiro escalão, resolução de panes, manejo de armas, técnicas de tiro e análise de alvos, dentre outros procedimentos operacionais.

GM Cardoso (1º à esquerda) ministrou o curso de capacitação e atualização profissional

O comandante da Guarda Civil Municipal (GCM) de Itu, inspetor Rovaldo Martins Leite, destacou que o Curso contribui na qualificação continuada para uso de arma de fogo. “Hoje para utilizar uma arma de fogo, cada integrante de uma Corporação precisa passar por capacitação e atualização anual de 80 horas, o que justifica a presença do GM Cardoso, que desenvolve um trabalho especializado e muito sério na Guarda Municipal de Jundiaí.”

Experiência e profissionalismo
Há 10 anos na Corporação, o agente de segurança municipal é também 1º tenente da Reserva do Exército Brasileiro, instrutor de tiro credenciado pela Polícia Federal e integra o corpo docente do Centro de Instrução, Formação e Aperfeiçoamento Técnico Profissional (Cifatp), a divisão de ensino da instituição; ministra aulas no Curso de Formação de Guardas Municipais de Jundiaí e para o Estágio de Qualificação Profissional (EQP) que acontece anualmente por exigência do Ministério da Justiça – Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). É responsável pela Seção de Informação, Armamento e Porte (Siap) da Guarda Municipal de Jundiaí.

Assessoria de Imprensa GMJ
Fotos: GMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/08/29/gm-de-jundiai-realiza-curso-de-armamento-e-tiro-na-instituicao-de-itu/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original