CEREST convoca marcenarias para ação educativa

Publicada em 31/08/2018 às 17:40

Os profissionais receberam orientações para melhorias nos ambientes de trabalho das marcenarias

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), órgão ligado ao Departamento de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Jundiaí, reuniu 52 proprietários das marcenarias do município, no auditório do Paço Municipal, nesta sexta-feira (31). Divididos em dois grupos, no período da manhã e à tarde, os profissionais receberam orientações para as melhorias nos ambientes de trabalho de suas empresas.

Para o gerente do Cerest, Jesus dos Santos, o projeto tem caráter exclusivamente educativo e já mostrou sua eficácia. “O objetivo é levar aos proprietários os ensinamentos e as recomendações para as melhorias necessárias nos ambientes de trabalho e também oferecer as avaliações clínica e auditiva dos trabalhadores. Em nenhuma das fases teremos autuações, tampouco penalidades às empresas, já que o caráter é educativo e de orientação”, garantiu.

LEIA TAMBÉM
Prefeitura, empresários e executivos se unem para o ‘Natal Solidário’
Conselho de Assistência Social tem novos representantes

Na primeira etapa do projeto, que ficou por conta da vistoria nos ambientes e das condições de trabalho, ruídos, produtos químicos, iluminação, exames médicos, máquinas e equipamentos, dentre outros itens, foram inspecionados. Na segunda fase, as autoridades sanitárias farão as recomendações para a correção das irregularidades, de acordo com o cronograma estabelecido em conjunto com os marceneiros.

Rafael Rodrigues Silva, proprietário da Marcenaria Decor Inne, se mostrou favorável às ações. “É bastante válido esse trabalho, não só enquanto busca a boa qualidade da saúde dos trabalhadores, mas também fortalece até mesmo o nome das empresas que trabalham de forma correta”, disse o proprietário.

A reunião faz parte do Projeto Marcenarias, em atendimento à solicitação do Sindicato dos Trabalhadores da Construção e do Mobiliário de Jundiaí e Região e em cumprimento ao aspecto educativo, preceituado pelo Código Sanitário do Estado de São Paulo, adotado por Jundiaí.

Recomendações
Após a exposição do engenheiro Jair Felício, autoridade sanitária do CEREST, cada proprietário recebeu seu cronograma para as providências que deverão ser tomadas. Dentre elas, está a elaboração dos Programas de Prevenção de Riscos Ambientais e de Controle Médico de Saúde Ocupacional, fornecimento de equipamentos de proteção individual, correção das instalações elétricas, proteção de máquinas, limpeza de filtros-manga, adequação das instalações sanitárias, vestiário e refeitório.  Dois empregados de cada marcenaria serão encaminhados ao serviço ambulatorial do Cerest para as avaliações clínica e auditiva.

O CEREST estima que no prazo máximo de 30 dias todas as providências já estarão tomadas. Após o período, nova vistoria será programada para a checagem da execução das ações recomendadas. Os eventuais casos constatados de agravos à saúde dos trabalhadores terão encaminhamentos e tratamentos na Rede SUS (Sistema Único de Saúde).

Assessoria de Imprensa CEREST
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/08/31/cerest-convoca-marcenarias-para-acao-educativa/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original