No Parque Centenário, piquenique promove conscientização ambiental

Publicada em 03/09/2018 às 18:04

Piquenique foi uma iniciativa dos jovens, com apoio da Rede Social Morada das Vinhas

Surgida durante as reuniões da Rede Social Morada das Vinhas, uma proposta dos jovens ganhou forças na tarde desta sexta-feira (31), durante a realização de um piquenique no entorno da Nascente da Barroca, no Parque Centenário. Com apoio de todas as unidades da administração que integram a Rede (várias ONGs, DAE Jundiaí, Unidades de Gestão de Assistência social, de Infraestrutura e Serviços Públicos e de Educação e a Fumas) e também de moradores do Centenário e de bairros vizinhos, o evento teve por objetivo ampliar a conscientização da população quanto à necessidade de preservar aquele local.

Classificada como Área de Proteção Permanente (APP) e já tendo sido submetida em 2013 à uma ação de intervenção feita pela Fundação Municipal de Ação Social (Fumas) para recuperação ambiental, com o plantio de árvores e vegetação rasteira, a Nascente da Barroca é alvo constante de descarte irregular de lixo e entulhos. “Para a realização do piquenique, solicitamos à UGISP que fizesse a limpeza do local, mas é importante que todos nós reconheçamos que a responsabilidade pela preservação dessa área é de todos, e não apenas do Poder Público”, destaca Solange Marques, superintendente da Fumas.

LEIA TAMBÉM
Oficina de dança celebra Dia Nacional do Voluntariado na FUMAS
Site da FUMAS conta história de personalidades sepultadas no Desterro

Um rápido esquete teatral organizado pelos jovens que participam da ACDC (Associação Cristã em Defesa da Cidadania) chamou a atenção dos presentes para a importância da colaboração de todos na preservação do meio ambiente. Higor Camargo Chagas, de 18 anos, que participa das reuniões da Rede e também do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), foi um dos autores da ideia do piquenique e garante que a pouca idade não o impede de se envolver nos problemas da comunidade. “Temos a chance de fazer algo para mudar nosso bairro e, no que depender da gente, estamos prontos para ajudar as pessoas a entenderem que a mudança começa por nossas atitudes. A água é um bem de todos e está se extinguindo com o passar dos anos, por isso, deveríamos ter mais consciência de que é prioritária para nossa existência”, refletiu o jovem.

Dentre outras orientações feitas durante o piquenique, os moradores apresentaram ideias sobre como manter a área limpa também receberam informações sobre a importância de separar os tipos de lixo – orgânico e reciclável – e de descartá-los nos lugares e dias corretos de coleta. O engenheiro da FUMAS, Rubens Mussato Jr., explicou aos presentes sobre a necessidade de cuidar do espaço e de também agir como agente fiscalizador. “O piquenique é uma forma dinâmica e descontraída para tratar a conscientização ambiental, a coleta de lixo reciclável, o uso responsável dos recursos hídricos e a conservação desta nascente, que está dentro do bairro”.

Edilaine Cardoso Santos, educadora social e coordenadora do CRAS Vista Alegre, lembrou que as ações da Rede Social são destinadas a contribuir para o fortalecimento do vínculo comunitário. “Nosso interesse é o de que a comunidade se aproprie destes espaços públicos e ajude, com isso, a cuidar do que é seu”. Para Valdir Lira, da Associação de Moradores do Parque dos Ingás e integrante da Rede Social Morada das Vinhas, iniciativas como essa são importantes porque representam a vivência do que é debatido nas reuniões. “É muito gratificante apoiar eventos como esse e multiplicar para outras iniciativas de preservação. Sempre é muito positivo e é a comunidade do bairro que se beneficia”.

Assessoria de Imprensa Fumas
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/09/03/no-parque-centenario-piquenique-promove-conscientizacao-ambiental/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original