Plano Diretor tem sequência de reuniões
Publicada em 03/09/2018 às 11:08Nos dias 3 e 4 de setembro, a Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) realiza sequência de reuniões sobre assuntos relativos ao Plano Diretor. O tema Regularização Fundiária será o primeiro a ser abordado, seguido pela temática “Criança e Cidade: planejamento urbano e políticas para a infância”. Apesar de distintos, os temas se convergem na Revisão da Lei 8.386/2016, que é discutida desde o início do ano, em encontros abertos para a população.
“O processo de revisão é transparente, aberto para a participação de todos. O encontro de segunda-feira (3), apresentará as sugestões apontadas para as Zonas Especiais de Regularização Fundiária – Interesse Social e Específico, que levaram em consideração os apontamentos dos técnicos dos departamentos envolvidos além das propostas que recebemos por meio do site do Plano Diretor Participativo. A Revisão do Plano Diretor passa por uma discussão com a sociedade e precisam ter decisões tomadas com base em conhecimento técnico de contexto” , detalha o gestor da UGPUMA, Sinésio Scarabello.
LEIA TAMBÉM
Revisão do Plano Diretor discute zoneamento especial de interesse social
Além das duas reuniões, ainda estão agendados encontros para a Revisão do Plano diretor no dia 14 de setembro, que discutirá o Tema 5, que trata dos artigos 86 a 205 da legislação. Assim, após essas reuniões, a discussão em bairros e em audiência pública será apresentada para a Câmara, para a votação.
Já o encontro do dia 4, de acordo com a diretora do Departamento de Urbanismo, Sylvia Angelini, será destinado à formação dos técnicos, gestores e diretores da administração pública, a partir da parceria firmada no ano passado com o Instituto Alana. “Serão discutidas formas de como introduzir e assegurar as políticas públicas para a infância a partir do Plano Diretor. Assuntos relacionados à maneira como os espaços podem ser melhorados em benefício da infância serão discutidos com palestrantes, nessa formação”, explica a diretora, lembrando que a ação faz parte das atividades da Política Pública da Criança na Cidade, e dos projetos ‘Entre a Casa e a Escola’ e ‘Parque da Criança’.
A formação será realizada das 8h às 12h, na Biblioteca Municipal Nelson Foot, Avenida Dr. Cavalcanti, 396, Vila Arens. No período da noite, no mesmo endereço, o programa Criança e Natureza, do Instituto Alana, em parceria com a Prefeitura de Jundiaí, lança a publicação“Desemparedamento e ressignificação do espaço escolar”, às 19h. A abertura do encontro contará com a presença do prefeito Luiz Fernando Machado, seguido por roda de conversa com Paula Mendonça, co-autora da publicação e Raquel Franzim, assessora pedagógica da área de educação e cultura da infância do Instituto Alana.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
09/12/2024
Jundiaí sedia capacitação para delegados da Conferência Estadual das Cidades Paulistas
-
04/12/2024
Percurso da infância é desenvolvido em parceria com alunos da EMEB Deodato Janski
-
03/12/2024
1ª Conferência do Meio Ambiente e do Clima elege propostas para a Conferência Estadual
-
02/12/2024
Alimentos saudáveis e geração de renda: Jundiaí ganhará mais quatro hortas urbanas
Baixe as fotos desta notícia na resolução original