Setembro Dourado terá palestras para profissionais de saúde e educação
Publicada em 10/09/2018 às 18:20
Câncer infantojuvenil não tem prevenção, devendo ser diagnosticado quanto antos para o sucesso do tratamento
A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) em parceria com o Grupo em Defesa da Criança com Câncer (Grendacc), realiza ação de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, com palestras direcionadas para profissionais de saúde e educação, no dia 19, no auditório da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), como parte das ações comemorativas ao Setembro Dourado, mês dedicado ao tema. O objetivo do evento, que é gratuito, é difundir a importância do diagnóstico precoce e dos cuidados para com os pacientes. Ainda como forma de marcar o mês, o prédio do Paço Municipal será iluminado na cor dourada para alertar a população sobre a doença.
LEIA TAMBÉM
Vacinação: Jundiaí mantém ação focada nas crianças com um ano
Para o câncer infantil não há prevenção, portanto, o diagnóstico precoce é que faz a diferença para o sucesso do tratamento. “Falar sobre a doença é importante para que todos fiquem atentos. Isso passa, não somente pelos profissionais de saúde, quanto pelos professores, já que a sociedade da criança é a escola. Por isso é importante que os profissionais tenham a sensibilidade para auxiliar no período”, comenta o médico pediatra Marcelo Rizatti, oncopediatra do Grendacc, que será o palestrante sobre o tema “Noções sobe o diagnóstico precoce em oncologia pediátricas e suas repercussões”, seguida pela apresentação da professora Angélica Consentino, sobre “Classe hospitalar: professora e paciente”, que é responsável pelas aulas oferecidas aos atendidos pelo Grendacc, durante o período de tratamento.
O evento é organizado pela UGPS, e será realizado no auditório da FMJ, em dois períodos (das 8h às 12h e das 13h às 17h). Os profissionais interessados devem se inscrever pelo link.
A Campanha Setembro Dourado acontece em todo o Brasil e é promovida pela Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC).
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
21/02/2025
Febre Amarela: viajantes devem estar em dia com a vacina
-
20/02/2025
Dengue: população precisa redobrar os cuidados para evitar a doença. Casos seguem em crescimento
-
18/02/2025
UBS Maringá oferta atendimento para pacientes de área rural no Cream
-
14/02/2025
Febre Amarela: equipes percorrem mais quatro bairros para vacinar a população
Baixe as fotos desta notícia na resolução original