Programação da Semana do Idoso começa nesta sexta-feira (21)

Publicada em 17/09/2018 às 17:05

Entre os dias 21 e 27 de setembro, a Prefeitura de Jundiaí promove, por meio da Assessoria de Políticas para o Idoso da Unidade de Gestão da Casa Civil e demais Unidades de Gestão, uma série de atividades para comemorar a Semana Municipal do Idoso. A abertura será nesta sexta-feira (21) com coral do Centro de Referência do Idoso (Criju) e distribuição de mudas de plantas para alunos do sistema municipal de ensino, na Praça Floriano Peixoto (Coreto), a partir das 9h.

Em seguida, às 10h, o projeto Agita Jundiaí, da Unidade de Gestão de Esportes e Lazer (UGEL), fará uma aula especial de zumba. Às 11h está programada uma atividade de Lian Gong, realizada pela Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS). Ao meio-dia, uma missa na Catedral vai comemorar a Semana. As atividades seguem ao longo de todo o dia no Centro.

LEIA TAMBÉM
Prefeitura promove fórum de empregabilidade para pessoas com deficiências

Já neste sábado (22), das 13h às 17h, será realizado o tradicional Baile da Primavera do Criju, que também integra as atividades relativas à Semana. E no domingo (23), a programação segue para o Parque da Cidade, onde serão realizadas atividades esportivas variadas com participação da UGEL.

O Dia do Idoso é celebrado no dia 1º de outubro. A programação completa pode ser conferida no site da Prefeitura.

Rodas de Chás são atividades que serão realizadas durante a Semana do Idoso

Atividades nas UBSs
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da UGPS também programaram várias ações direcionadas para o público idoso. Aulas de ginástica, Lian Gong e algumas oficinas fazem parte da programação, que está disponível na Unidade próxima a cada residência.

De acordo com a diretora de Atenção Básica, Dayane Martins, as ações fazem parte da promoção em saúde. “Além de cuidar das doenças, é necessário que as pessoas tenham a prática da prevenção. As UBSs oferecerão atividades abertas ao público para a divulgação do que já é ofertado pela rede, gratuitamente, e que garante a melhoria na qualidade de vida das pessoas”, argumenta.

A UBS Agapeama, por exemplo, organiza, a partir do dia 20, atividades direcionadas para o público acima dos 60 anos. No dia 20, às 9h, será oferecida aula de Lian Gong, e na sequência, aula de ginástica postural com a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). No dia 25 há dinâmica com os alunos de enfermagem da Unianchieta, às 8h30. No dia 26 é dia de Oficina da Memória, palestra sobre nutrição e terapia ocupacional, a partir das 8h30. E, no dia 27, a partir das 9h, terá Oficina de Kokedama, técnica japonesa de plantio e cultivo de plantas em forma suspensa.

Na UBS Anhangabaú, no dia 24, está prevista apresentação de dança da Associação dos Aposentados, às 13h30. Às 14h, no Centro de Convivência, Cultura e Geração de Renda (CECCO) será realizada palestra dom Marli Alves Basso, sobre “Florescimento Humano”.  Ainda pelo CECCO, na terça-feira (25), às 9h, será oferecida palesta sobre “Alimentação saudável na Melhor Idade (NASF)”, e às 14h, no mesmo local, palestra sobre “Prevenção de quedas na Terceira Idade”.

No dia 26, a UBS Corrupira realiza, às 9h, caminhada e Roda de Chá, no Parque da Cidade. Às 10h, no CECCO, será realizada palestra “Qualidade de vida e aromaterapia para o alívio da dor”, com a fisioterapeuta Cristina Padoin e educador físico Samuel Almeida.

A equipe da Nova UBS Maringá organizou ação externa em celebração do período. No dia 20, às 13h30, será feita aula de Lian Gong e alongamento com os idosos da Cidade Vicentina.

Ainda estão programadas apresentações de Dança Circular, palestras sobre ‘Desafios de Envelhecer no Século XXI entre outras atividades das demais Unidades de Gestão. Para saber o que será realizado pela UBS do bairro, basta entrar em contato com a unidade ou consultar o agente comunitário referenciado.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/09/17/programacao-da-semana-do-idoso-comeca-nesta-sexta-feira-21/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original