Jundiaí tem sobra mensal de 800 mamografias

Publicada em 19/09/2018 às 11:52

Para reduzir a sobra de exames, UGPS fará ação com profissionais de saúde para incentivar os exames

Com o objetivo de reduzir as sobras de vagas de mamografias da rede de saúde de Jundiaí, a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), inicia nesta semana ação direcionada a incentivar a procura e realização do exame para diagnóstico de câncer de mama. Por mês, a cidade oferece 2,5 mil mamografias, mas somente 1,7 mil são realizadas. A ação faz parte das atividades direcionadas para o Outubro Rosa, mês dedicado ao tema.

“Jundiaí tem uma rede de tratamento contra o câncer em que o atendimento é mais rápido que o preconizado pelo Ministério da Saúde (MS). No entanto, a procura pelo exame é baixa. Com ações, planejamento e organização a gestão tem conseguido avançar no setor, reorganizando o orçamento para investir onde realmente é necessário, na saúde”, detalha o Prefeito Luiz Fernando Machado.

LEIA TAMBÉM
Jundiaí atinge 99% de imunização contra Sarampo e Poliomielite
Setembro Dourado: Prefeitura assina contrato com Grendacc

Mensalmente há sobra de aproximadamente 800 exames na rede de Jundiaí. A partir desta semana, os agentes comunitários de saúde e de Estratégia de Saúde da Família (ESF), além dos médicos e enfermeiros da rede de atenção básica, incentivarão as mulheres – principalmente aquelas que nunca realizaram o exame -, a passar pela mamografia, indicada a partir dos 40 anos, ou a partir dos 35 anos, em famílias com casos da doença.

“Basta procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) e solicitar o exame. A intenção, é trazer as mulheres que nunca se interessaram pelo exame para que façam a mamografia. Em caso se diagnóstico suspeito, serão encaminhadas para o cuidado, e na sequência, se necessário, ao tratamento em tempo menor que o preconizado pelo Ministério da Saúde”, comenta o gestor da UGPS, Tiago Texera.  O tempo de espera para início do tratamento não ultrapassa os 59 dias, um a menos que o preconizado pelo Ministério da Saúde (MS), que é de 60 dias. Até segunda-feira (17), 54 mulheres aguardavam para iniciar o tratamento, contra 102 em tratamento no serviço de Radioterapia do Hospital São Vicente de Paulo.

Dona Antonia Maria Miranda, 71 anos, encerrou na semana passada o tratamento com radioterapia contra o segundo tumor de câncer de mama. Em 2012 descobriu o primeiro. Fez o tratamento com quimioterapia, mastectomia e reconstrução. Neste ano, quando realizou mamoplastia na outra mama, descobriu que tinha um nódulo maligno. “Fiz 25 sessões de radioterapia. Passei por atendimento no Hospital São Vicente e no Hospital Universitário. Temos o cuidado disponível, por isso, as mulheres precisam se cuidar. Eu sempre me cuidei. Não podemos perder a oportunidade de nos tratar. Estou firme no meu tratamento e tenho certeza que vai dar certo”, comenta a mulher.

Valéria Aparecida Zanin dos Santos, 44 anos, já realizou o exame por três vezes. “Desde que completei 40 anos, faço o exame solicitado pelo médico da UBS. É uma prevenção. O agendamento foi muito rápido. Em duas semanas já foi agendada para fazer a mamografia”, comenta.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/09/19/jundiai-tem-sobra-mensal-de-800-mamografias/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original