Profissionais recebem orientações sobre câncer infantojuvenil

Publicada em 19/09/2018 às 18:23

Câncer infantojuvenil foi tema de encontro, no auditório da FMJ, durante a quarta-feira (19)

Nesta quarta-feira (19), profissionais das áreas de Saúde e Educação da Região participaram do encontro organizado pela Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) e Grupo em Defesa da Criança com Câncer (Grendacc) com o objetivo de debater sobre o câncer infantojuvenil. O evento foi realizado no auditório da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ). A ação faz parte das iniciativas do “Setembro Dourado”, mês dedicado ao tema. Na última semana, a Prefeitura de Jundiaí assinou contrato com a instituição jundiaiense para a prestação de atendimento integral aos pacientes com câncer.

LEIA TAMBÉM
Jundiaí tem sobra mensal de 800 mamografias
Jundiaí atinge 99% de imunização contra Sarampo e Poliomielite

Como não há prevenção para o câncer infantil, o diagnóstico precoce é o que faz a diferença para o sucesso do tratamento. “Falar sobre a doença é importante para que todos fiquem atentos. Isso passa não somente pelos profissionais de saúde, mas também pelos professores, já que a sociedade da criança é a escola. É importante que os profissionais tenham sensibilidade para auxiliar no período”, comenta o médico pediatra Marcelo Rizatti, oncopediatra do Grendacc. Ele comandou uma palestra com o tema “Noções sobe o diagnóstico precoce em oncologia pediátricas e suas repercussões”. A professora Angélica Consentino também palestrou e falou sobre “Classe hospitalar: professora e paciente”. Ela é  responsável pelas aulas oferecidas aos atendidos pelo Grendacc, durante o período de tratamento.

Segundo o gestor da UGPS, Tiago Texera, o cuidado integral às crianças com câncer também passa pela orientação aos profissionais que atuam no atendimento direto desse público. “Jundiaí assinou contrato no valo de R$ 155 mil por mês para o atendimento completo das crianças e jovens com câncer junto ao Grendacc, mas o atendimento ultrapassa as paredes do hospital e dos ambulatórios. A educação faz parte da vida dessa população, por isso, é importante que os profissionais que fazem parte dessa sociedade também tenham acesso às informações e peculiaridades das crianças em tratamento ou diagnosticadas com a doença, para que tenham o acolhimento e o cuidado inerente à doença”, destaca.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/09/19/profissionais-recebem-orientacoes-sobre-cancer-infantojuvenil/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original