“Caminhada Via Rio” propõe sensibilização e preservação
Publicada em 20/09/2018 às 18:26Para sensibilizar a população da presença da natureza e da qualidade de vida que os rios trazem à paisagem central de Jundiaí, a Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) realiza, neste sábado (22), a Caminhada Via Rio, com o percurso às margens do córrego do Mato e dos rios Jundiaí e Guapeva. O evento também marca o Dia Mundial Sem Carro, para uma cidade com frota de 311 mil veículos.
“Jundiaí conta com muitos cursos d’água, entre eles o Rio Jundiaí, o córrego do Mato e o Guapeva, que cortam a cidade e nem sempre ganham a atenção da população. Esse evento é importante para sensibilizar as pessoas sobre a riqueza que existe em plena região central. O Córrego do Mato, por exemplo, que acompanha a Avenida Nove de Julho, é um afluente do Rio Jundiaí cuja despoluição já permite que o curso d’água contribua para o abastecimento de cidades situadas ao longo do rio”, comenta o gestor da UGPUMA, Sinésio Scarabello.
LEIA TAMBÉM
Prefeitura entrega matrículas para moradores do Jardim das Pitangas
Revisão do Plano Diretor terá próxima reunião dia 28
A qualidade das águas dos rios é comprovada pela vida que retorna ao ambiente. Garças, tartarugas, biguás, peixes e até mesmo o bagre jundiá, que dá nome à cidade, foram identificados por expedição realizada pelo Instituto Harmonia, a partir da ação Rios e Ruas, realizada em área da cidade. De acordo com o geógrafo Luiz de Campos Júnior, integrante do instituto, é preciso que a população se aproprie dos cursos d’água. “O Rio Jundiaí é o primeiro no Brasil a passar de classe 4 para classe 3, o que significa que suas águas podem, a partir de tratamento, ser usadas para o abastecimento público. É um dado importante. Os jundiaienses precisam reconhecer os rios como rios, não como despejo de esgoto, situação que foi superada há décadas, com a implantação da coleta e tratamento de esgoto”, aponta.
Sinésio lembra que Jundiaí conta com qualidade nas águas dos rios que a cortam devido a iniciativas realizadas em décadas passadas, para a recuperação e, consequentemente, retorno da vida nesses ambientes. Foi a primeira cidade da região a concretizar as obras para a recuperação da qualidade da água do Rio Jundiaí. As obras começaram com a implantação de interceptores de esgoto, – iniciada em 1990 pelo programa desenvolvido pelo Comitê Especial de Recuperação do Rio Jundiaí (CERJU) ao longo das margens dos rios -, e que transportam 98% dos despejos gerados na cidade até a Estação de Tratamento, situada na região oeste.
Dia sem carro
A escolha do dia 22 para o evento Via Rio também celebra o Dia Mundial Sem Carro, instituído pela primeira vez na França em 1997 e tem como objetivo estimular uma reflexão sobre o uso excessivo de automóveis, o estímulo às formas alternativas de mobilidade e às diversas ações em prol da melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida nas cidades.
Os interessados em participar da Caminhada Via Rio devem se inscrever pela internet e levar água, protetor solar e boné para a atividade.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
-
09/12/2024
Jundiaí sedia capacitação para delegados da Conferência Estadual das Cidades Paulistas
-
04/12/2024
Percurso da infância é desenvolvido em parceria com alunos da EMEB Deodato Janski
-
03/12/2024
1ª Conferência do Meio Ambiente e do Clima elege propostas para a Conferência Estadual
-
02/12/2024
Alimentos saudáveis e geração de renda: Jundiaí ganhará mais quatro hortas urbanas
Baixe as fotos desta notícia na resolução original