“Caminhada Via Rio” propõe sensibilização e preservação

Publicada em 20/09/2018 às 18:26

Para sensibilizar a população da presença da natureza e da qualidade de vida que os rios trazem à paisagem central de Jundiaí, a Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) realiza, neste sábado (22), a Caminhada Via Rio, com o percurso às margens do córrego do Mato e dos rios Jundiaí e Guapeva. O evento também marca o Dia Mundial Sem Carro, para uma cidade com frota de 311 mil veículos.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

“Jundiaí conta com muitos cursos d’água, entre eles o Rio Jundiaí, o córrego do Mato e o Guapeva, que cortam a cidade e nem sempre ganham a atenção da população. Esse evento é importante para sensibilizar as pessoas sobre a riqueza que existe em plena região central. O Córrego do Mato, por exemplo, que acompanha a Avenida Nove de Julho, é um afluente do Rio Jundiaí cuja despoluição já permite que o curso d’água contribua para o abastecimento de cidades situadas ao longo do rio”, comenta o gestor da UGPUMA, Sinésio Scarabello.

LEIA TAMBÉM
Prefeitura entrega matrículas para moradores do Jardim das Pitangas
Revisão do Plano Diretor terá próxima reunião dia 28

Caminhada deste sábado (22) irá contornar os rios da região central

A qualidade das águas dos rios é comprovada pela vida que retorna ao ambiente. Garças, tartarugas, biguás, peixes e até mesmo o bagre jundiá, que dá nome à cidade, foram identificados por expedição realizada pelo Instituto Harmonia, a partir da ação Rios e Ruas, realizada em área da cidade. De acordo com o geógrafo Luiz de Campos Júnior, integrante do instituto, é preciso que a população se aproprie dos cursos d’água. “O Rio Jundiaí é o primeiro no Brasil a passar de classe 4 para classe 3, o que significa que suas águas podem, a partir de tratamento, ser usadas para o abastecimento público. É um dado importante. Os jundiaienses precisam reconhecer os rios como rios, não como despejo de esgoto, situação que foi superada há décadas, com a implantação da coleta e tratamento de esgoto”, aponta.

Sinésio lembra que Jundiaí conta com qualidade nas águas dos rios que a cortam devido a iniciativas realizadas em décadas passadas, para a recuperação e, consequentemente, retorno da vida nesses ambientes. Foi a primeira cidade da região a concretizar as obras para a recuperação da qualidade da água do Rio Jundiaí. As obras começaram com a implantação de interceptores de esgoto, – iniciada em 1990 pelo programa desenvolvido pelo Comitê Especial de Recuperação do Rio Jundiaí (CERJU) ao longo das margens dos rios -, e que transportam 98% dos despejos gerados na cidade até a Estação de Tratamento, situada na região oeste.

Dia sem carro
A escolha do dia 22 para o evento Via Rio também celebra o Dia Mundial Sem Carro, instituído pela primeira vez na França em 1997 e tem como objetivo estimular uma reflexão sobre o uso excessivo de automóveis, o estímulo às formas alternativas de mobilidade e às diversas ações em prol da melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida nas cidades.

Os interessados em participar da Caminhada Via Rio devem se inscrever pela internet e levar água, protetor solar e boné para a atividade.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/09/20/caminhada-via-rio-propoe-sensibilizacao-e-preservacao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original