Festeju incentiva a Cena Amadora e revela novos talentos
Publicada em 22/09/2018 às 16:18O 2º Festival de Teatro de Jundiaí (Festeju) deu início neste sábado (22), na Sala Jundiaí do Complexo Fepasa, à etapa direcionada aos grupos inscritos na categoria Cena Amadora. Promovido pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC), em parceria com o Conselho Municipal de Política de Cultura (CMPC) e com a Câmara Setorial de Teatro, o festival conta também com outros oito espetáculos pela Cena Profissional.
Leia também
Sexta no Centro da “Semana do Idoso” agita noite no Centro
O Festeju tem programação variada, gratuita e para todos os públicos até o dia 30 de setembro, em diversos locais, como o Teatro Polytheama, Complexo Fepasa e Centro, com a atuação das companhias teatrais inscritas de quase 15 municípios brasileiros. A programação da Cena Amadora dispõe ainda, ao final de cada espetáculo, de debates entre os atores e diretores com a plateia.
Na estreia, “Novas diretrizes em tempos de paz”, os atores Matheus Prado e Igor Santos, do Grupo Dupla, encenaram o texto de Bosco Brasil, sobre a história do judeu polonês, Clausewitz, refugiado de guerra, durante o governo Vargas já no final da Segunda Guerra Mundial. Chegando ao Brasil apenas com a roupa do corpo e algum conhecimento de Língua Portuguesa, Clausewitz é barrado na alfândega pelo funcionário Segismundo, um ex-torturador, de quem depende para permanecer em solo brasileiro. Se conseguir fazer Segismundo chorar, terá a autorização de ficar. Caso contrário, terá de voltar ao navio cargueiro de onde veio, que zarpa em dez minutos. Dá-se então um intenso embate entre os dois homens, que, irmanados em suas derrotas pessoais, vão em busca da emoção que poderá ou não devolvê-los à Humanidade.
Para o gestor da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), Marcelo Peroni, a Cena Amadora é muito significativa, pois traz olhar criterioso e atento ao empenho dos novos talentos que despontam. “Ao lançarmos o Festival em 2017, tivemos cinco grupos amadores inscritos. Nesta edição, eles já são 15, graças aos incentivos e ao reconhecimento à seriedade da proposta, com a valorização do ator e do teatro. Sabemos o quanto cada grupo pesquisa para escolher o melhor texto para uma melhor apresentação. E nesta abertura, já acompanhamos um texto corajoso e reflexivo, característico de uma época, e que repercute com muita intensidade ao longo da história, principalmente nas artes.”
Paralelamente às apresentações, foram realizadas, também neste sábado (22), as oficinas no Sesc, que dá apoio institucional ao Festival, direcionadas a estudantes de artes, atores, bailarinos, artistas circenses com ou sem experiência. Os trabalhos prosseguem neste domingo (23), a partir das 10h30.
Jovens e apaixonados por teatro
Gean Carlos Rodrigues da Silva, 19, acompanhado pela namorada Shammyrah dos Santos, 15, souberam da realização do Festival por grupos de WhatsApp e se interessaram de imediato. “Já faço parte de um grupo de teatro e não podia perder esta oportunidade. Tudo bem preparado de com muita qualidade”, declarou o Gean, de Várzea Paulista, elogiando a proposta
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
29/12/2024
Cidade das Crianças de Jundiaí vira referência para o Brasil e o mundo
-
29/12/2024
40ª Festa da Uva de Jundiaí começa em 23 de janeiro de 2025
-
28/12/2024
Cultura comemora a visitante simbólica de número 1 milhão do Museu
-
27/12/2024
Arquivo Histórico levará o nome da professora Maria Angela Borges Salvadori
Baixe as fotos desta notícia na resolução original