DEBEA amplia em 54% atendimento de guarda responsável em Emebs

Publicada em 24/09/2018 às 18:20

Crianças realizam ações de cuidado com o brinquedo, simulando situações reais

O Departamento de Bem-Estar Animal (DEBEA), ligado à Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), realiza aulas sobre guarda responsável de animais de estimação, com foco na rede municipal de ensino. A atividade faz parte do programa “Moramos, Cuidamos e Preservamos”, da Unidade de Gestão de Educação. Neste ano, a meta é ampliar em 54% o número de alunos envolvidos na atividade. Até o final do ano estão previstas aulas em 14 escolas com 1,7 mil alunos participantes. O objetivo da atividade é desenvolver o sentimento de responsabilidade para com os pets, de forma a evitar o abandono de animais nas ruas da cidade.

LEIA TAMBÉM
Participação e conscientização marcam a Caminhada Via Rio
Prefeitura entrega matrículas para moradores do Jardim das Pitangas

No ano passado, o projeto educacional percorreu oito escolas com abrangência de 1,1 mil alunos. O projeto de conscientização e orientação sobre o cuidado responsável com os animais de estimação também serve para a divulgação dos serviços oferecidos pelo DEBEA com atendimento gratuito em consultas e exames para a população de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social, além das castrações que devem ser solicitadas via 156. De acordo com a veterinária do DEBEA e responsável pelas aulas, Carolina Ballarini Zetun, a ampliação das atividades educativas tem por objetivo criar gerações comprometidas com o bem-estar dos animais. “Cada turma recebe duas aulas, sendo uma com explicações em vídeo e outra com o apoio de cão de pelúcia fazendo o papel do pet. As crianças participam como veterinários, cuidando de cachorro de pelúcia que acaba de ser adotado por uma família e chega à casa com pulga, carrapato, bicheira, vermes, baixo peso, não castrado e não vacinado. Desta forma lúdica, as crianças interagem e se observam na responsabilidade de manter o bem-estar do animal”, explica.

Cão de pelúcia ajuda na aula sobre guarda responsável nas Emebs

Pedro de Campos Gasparini não tem animal de estimação em casa por falta de espaço e por exigência do condomínio onde mora. “Tenho muita vontade de ter um animal de estimação, mas não posso. Quando vou para a casa do meu tio, que tem dois cachorros, eu aproveito e brinco muito com eles. Os animais precisam de carinho, de brincadeiras, de veterinário, de banho e remédios para quando estiverem doentes”, conta o menino, que participou da atividade interativa sobre guarda responsável realizada na segunda-feira (24), na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Antonino Messina.

De acordo com o a coordenadora pedagógica da unidade, Taís Vieira, cerca de 55 alunos passaram pelas duas aulas oferecidas pela equipe do DEBEA. “Agora vamos trabalhar o tema na escola. As crianças que participaram transmitirão o conhecimento às demais. É uma forma de educar com participação. As crianças interagem, tiram dúvidas. Muitos já possuem animal de estimação, outros não. Isso esclarece e dissemina a importância da guarda responsável”, comenta, lembrando que a palestra foi realizada para as turmas do 3º ano da Emeb, que atende crianças de seis a 11 anos entre o 1º e o 5º anos.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/09/24/debea-amplia-em-54-atendimento-de-guarda-responsavel-em-emebs/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original