Resíduos da Construção Civil são utilizados em obras públicas

Publicada em 24/09/2018 às 16:46

A fim de gerar economia para os cofres públicos com uma ação ambientalmente sustentável, a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), utiliza em obras públicas um material produzido a partir dos resíduos da construção civil (RCC) depositados no Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Geresol). A iniciativa, implantada há cerca de uma década, é referência em todo o País e foi destaque na mídia nacional no início deste ano.

LEIA TAMBÉM
Coleta Seletiva tem alta em Jundiaí neste ano
Defesa Civil dá sequência a trabalho de prevenção de alagamentos

Resíduos da Construção Civil são transformados em brita para uso em obras públicas

De acordo com o diretor de Limpeza Pública, Márcio Moraes, a brita obtida a partir dos resíduos após processamento no Geresol é utilizada em diversas obras, como construção de calçadas, pavimentação de ruas, tubulações para saneamento básico e revitalização de espaços públicos. “Recebemos cerca de 15 mil toneladas de RCC por mês e decidimos dar uma destinação mais útil e sustentável a esses materiais, reduzindo a quantidade que é enviada a aterros sanitários. Além disso, a Prefeitura implantou um rigoroso sistema de fiscalização do transporte de caçambas e dos grandes geradores de resíduos para evitar descartes irregulares”, comenta.

Segundo o diretor, a adoção de tecnologias para reaproveitamento e reciclagem dos resíduos da construção civil vem ganhando espaço, visando à redução dos custos e atendimento às legislações, como a Lei Federal da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), 12.305/2010. “A Prefeitura vem investindo em tecnologia para possibilitar o desenvolvimento de técnicas de reciclagem de resíduos da construção civil gerados no Município. A medida também ajuda na redução dos níveis de poluição atmosférica”, completa Márcio.

Os resíduos da construção civil com volumes superiores a um metro cúbico são encaminhados pelo gerador ou transportador devidamente cadastrado ao Geresol. Já os com volume de até um metro cúbico podem ser entregues gratuitamente nos cinco Ecopontos existentes em Jundiaí, sendo, posteriormente, também encaminhados ao Geresol para seu beneficiamento.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/09/24/residuos-da-construcao-civil-sao-utilizados-em-obras-publicas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original