Canil da GMJ recebe agentes de segurança do exterior
Publicada em 01/10/2018 às 18:00Desde a sua criação há 14 anos, o Canil da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) vem efetivando ações que o tornam referência no cenário nacional e também ganham repercussão na América Latina. Recentemente, o setor especializado recebeu a visita de grupo formado por profissionais vindos do Chile e Argentina. Na recepção aos visitantes, o titular da Unidade de Gestão de Segurança Municipal (UGSM), Paulo Sérgio de Lemos Giacomelli Stel (Jacó), e o chefe do Canil, o inspetor Alceu Marestoni.
LEIA TAMBÉM
Guarda Municipal intensifica atuação junto aos Conselhos de Segurança
“Agradecemos o reconhecimento pelo trabalho realizado por esta instituição – hoje considerada primeiro lugar no país graças à recente conquista em certame realizado na cidade de Campinas, reunindo instituições de todo o Brasil, e que trouxe a consagração para o nosso Canil. O Governo Luiz Fernando Machado incentiva o constante aperfeiçoamento profissional dos guardas municipais de Jundiaí, sempre presente no dia a dia da população. A guarda comunitária de proximidade, no combate à violência e criminalidade, realizando também um trabalho socioeducativo muito amplo, atendendo às necessidades e expectativas de crianças, jovens e adultos”, ressaltou o gestor.
Conhecedor das propostas da instituição, o instrutor de cães de detecção de alta performance, Jorge Pereira – certificador da AWDA (América Working Dogs Association), presidente da ALKC (América Latina Kennel Club), instrutor Cybir SAR Internacional – órgão Internacional de cães de busca e resgate e diretor fundador da Unidade K9 Internacional – conduziu o grupo e ressaltou a importância da integração. “O relacionamento e a parceria profissional com as equipes que integram o Canil da Guarda Municipal de Jundiaí já acontecem e se fortalecem a cada nova proposta. Nesta visita, os agentes de segurança dos países irmãos fazem a proposta para que no futuro eles voltem para Jundiaí, participem de atualização profissional, e também possam levar os agentes daqui para seus respectivos no aperfeiçoamento a partir da troca de vivências”, declarou o instrutor.
Referência
Durante o encontro, o grupo conheceu a sua estrutura física e operacional, elogiou a dedicação com que os agentes de segurança conduzem os cães de trabalho. Dentre os visitantes: Miguel Ángel Robledo Guerrero (Dirección General de Aeronáutica Civil de Chile – inspetor auditor de aeroporto; guia canino para detecção de explosivos); Alexis González Puebla (Gendarmería de Chile – agente de segurança de primeira classe; guia de cães de trabalho em penitenciárias. Atua na cidade de Antofagasta); Gonzalo González Puebla (Gendarmeria de Chile – segundo cabo; guia de cães de trabalho em penitenciárias); e Rodolfo Ibañez (Policia de La Ciudad de Buenos Aires – División Perros – inspetor). Eles estiveram no Brasil participando de Seminário coordenado por Jorge Pereira, para aperfeiçoar conhecimentos sobre Odorologia Forense – cães de perícia para detecção de restos humanos.
Assessoria de Imprensa GMJ
Foto: GM Guerino
-
02/06/2024
Segurança reforçada: Jundiaí inicia instalação de 175 novas câmeras
-
13/05/2024
Canil da GMJ está com 98% das obras concluídas
-
28/04/2024
TECNOLOGIA: GMJ colocará drone para identificar pontos de focos de incêndios na Serra do Japi
-
06/04/2024
GMJ captura cerca de 30 foragidos da justiça no 1º trimestre de 2024
Baixe as fotos desta notícia na resolução original