UBS Agapeama inaugura espaço terapêutico com foco na prevenção

Publicada em 08/10/2018 às 13:03

Apresentação contou com a participação dos usuários da unidade com palestra sobre os usos dos temperos

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Agapeama inaugurou, nesta segunda-feira (8), o espaço terapêutico ‘Bem Viver’ para práticas integrativas e fitoterápicas com foco na promoção da qualidade de vida. O local foi montado a partir de projeto realizado por alunos do curso de Enfermagem da UniAnchieta e servirá para o atendimento aos usuários do equipamento da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), tanto para as práticas sistemáticas dos grupos de convivência e físicas, quanto para as ações pontuais de divulgação da alimentação saudável.

LEIA TAMBÉM
Nova UBS Tulipas: obras entram na reta final
Outubro Rosa movimenta usuárias de UBSs

Para a aluna Cássia Vilares, desenvolvedora do projeto juntamente com outros 7 estudantes, o espaço tem várias funções. “Além da oferta de temperos para que as pessoas possam substituir o sal por ervas, o espaço ainda deve ser usado para práticas integrativas, de sociabilidade, mudança de estilo de vida e oficinas terapêuticas”, detalha.

De acordo com a gerente da UBS Cássia Carneiro, a conscientização sobre a alimentação saudável será um dos pilares do uso do espaço. “Para o desenvolvimento do projeto é feito um trabalho científico com o estudo para a escolha das espécies de ervas que podem ser cultivadas e que trarão benefícios para a saúde”, explica a profissional, que fez uma apresentação do ambiente para os usuários que estavam no período da manhã, na UBS. A professora e orientadora do trabalho, Aline de Fátima Câmara Ferreira, também destacou a parceria com a comunidade para a construção do espaço.

A dona de casa Cleusa Madalena Moreira, 70 anos, ficou encantada com a horta suspensa com ervas e plantas fitoterápicas. “Eu tenho cebolinha, salsinha e coentro em casa. Além de temperar, também fazem bem para a saúde. Vou trazer mudinhas de ora pró nobis para que plantem aqui e distribuam para a comunidade”, comenta a idosa, que ficou feliz em receber, junto com as orientações sobre as 45 variedades disponíveis no local, uma revista com as informações detalhadas sobre as ervas.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ

 


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/10/08/ubs-agapeama-inaugura-espaco-terapeutico-com-foco-na-prevencao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original