Anjos da Guarda agora é Grupamento Especializado
Publicada em 17/10/2018 às 12:21Próximo a completar 21 anos de atividades, o programa Anjos da Guarda – criado em 10 de novembro de 1997 – torna-se Grupamento Especializado de Ronda Escolar Municipal, institucionalizado e regulamentado por meio de iniciativa do prefeito Luiz Fernando Machado, por meio do Decreto nº 27.776 de 9 de outubro de 2018. Multiplicador das ações que visam a cidadania, com a participação efetiva da comunidade para a solução dos problemas comuns, o Anjos da Guarda têm como foco a prevenção, segue a filosofia de patrulhamento comunitário, principalmente junto ao programa Centro Seguro, que conta com uma estrutura operacional para proporcionar e instituir a sensação de segurança necessária para a população e os comerciantes estabelecidos na região central da cidade; promove um atendimento diferenciado e cada vez mais pontual, uma vez que a rotina diária integra todos os setores operacionais da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ).
Realizar diuturnamente o patrulhamento preventivo e ostensivo junto às unidades educacionais do município de Jundiaí, protegendo alunos, professores, demais servidores, e toda a comunidade, promovendo dessa forma a cultura de paz: para que essa rotina diária transcorra em harmonia – buscando o equilíbrio no combate à violência e a criminalidade, zelar pelo bem comum da população e dos próprios municipais – a GMJ desempenha essas atividades operacionais e socioeducativas. diário.
LEIA TAMBÉM
Prefeitura de Jundiaí lança edital de concurso para a Guarda Municipal
GMJ amplia o aperfeiçoamento em inteligência estratégica
Subordinado à Divisão Operacional da instituição, as equipes que integram o Anjos da Guarda – são 28 agentes de segurança pública municipal distribuídos por setores, divididos entre o Primeiro e Segundo Grupamento (período matutino e vespertino) para acompanhar a entrada e saída nos estabelecimentos educacionais municipais – garantem presença e atuação diárias para que seja reforçada a importância de se garantir um ambiente escolar seguro e tranquilo, como também em seu entorno, atendendo dessa forma as necessidades imediatas da comunidade. Colaborar na prevenção e repressão à prática de ilícitos representa um dos mais importantes compromissos da atual Administração, inclusive em ações integradas com as demais forças de segurança no município.
“Os Anjos da Guarda refletem nas ruas o papel socioeducativo desempenhado pela Guarda Municipal de Jundiaí. Consolida-se como referência para as demais cidades da região, do Estado, e também do país, que buscam adquirir e ampliar conhecimentos em sua Base, uma vez que temos um pólo educativo constituído junto ao Centro de Instrução, Formação e Aperfeiçoamento Técnico Profissional – Cifatp. Faz história pelo sério empenho de seus integrantes, organizados segundo conceitos da filosofia de policiamento comunitário, cada vez mais próximos da população, criando e fortalecendo os vínculos. O trabalho diário contribui não só para a conscientização das crianças em relação à violência, mas também para a preservação dos espaços escolares e a manutenção da ordem nesses locais. Tornar-se um Grupamento Especializado é resultado da resposta imediata às demandas atendidas no dia a dia, reconhecido pela atual Administração”, destacou o titular da Unidade de Gestão de Segurança Municipal, Paulo Sérgio de Lemos Giacomelli Stel (Jacó).
Educavi e os Anjos da Guarda
Para levar a cultura de paz, os Anjos da Guarda estarão integrados aos agentes de segurança que fazem parte integrantes do Programa Educação para Não Violência – Grupo de Educação e Prevenção às Drogas (Educavi – Gepad), principalmente para a realização de atividades ou projetos de cunho educacional, social, cultural, ambiental.
Lançado em 2009, prosseguindo até o final de 2012, e retornando em 2017 com novas diretrizes para melhor atender a demanda cada vez mais crescente, o Programa é um compromisso de governo do prefeito Luiz Fernando Machado, que aposta na educação e prevenção para afastar crianças, jovens e adultos, dos riscos decorrentes da violência e criminalidade.
Assessoria de Imprensa GMJ
Foto: Fotógrafos PMJ
-
02/06/2024
Segurança reforçada: Jundiaí inicia instalação de 175 novas câmeras
-
13/05/2024
Canil da GMJ está com 98% das obras concluídas
-
28/04/2024
TECNOLOGIA: GMJ colocará drone para identificar pontos de focos de incêndios na Serra do Japi
-
06/04/2024
GMJ captura cerca de 30 foragidos da justiça no 1º trimestre de 2024
Baixe as fotos desta notícia na resolução original