Educavi–Gepad promovem atualização durante estágio de qualificação

Publicada em 26/10/2018 às 19:23

Com o objetivo de reduzir o número de usuários de drogas com a realização de ações que visam a prevenção primária à violência, inclusive com a capacitação de profissionais para que se tornem multiplicadores dos conhecimentos, a Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) prossegue até o final de novembro com o Estágio de Qualificação Profissional (EQP).  O cronograma conta com a apresentação do Programa Educação para Não Violência – Grupo de Educação e Prevenção às Drogas, o Educavi–Gepad, ministrado pelos GMs Amanda e Barros. A ação acontece por meio do Centro de Instrução, Formação e Aperfeiçoamento Técnico Profissional – Cifatp (a divisão de ensino da instituição), que fica no Complexo Fepasa.

A iniciativa cumpre as propostas do Governo Luiz Fernando Machado para a capacitação permanente e intensiva dos agentes de segurança pública municipal, e conta com a supervisão do titular da Unidade de Gestão de Segurança Municipal (UGSM), Paulo Sérgio de Lemos Giacomelli Stel (Jacó), e o comandante da GMJ, o inspetor Benedito Marcos Moreno.

LEIA TAMBÉM
GMJ amplia aprendizado em Libras para o seu efetivo

Os GMs Amanda e Barros apresentam as propostas para que os agentes se tornem multiplicadores

“O Estágio de Qualificação Profissional é realizado anualmente na instituição e segue os conteúdos e a metodologia conforme as determinações da Matriz Curricular Nacional da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/Ministério da Justiça). Inserir o Educavi–Gepad na programação é necessário para ampliar o trabalho realizado pela instituição, buscando a prevenção, efetivamente criar agentes multiplicadores das informações”, ressaltou o gestor de Segurança Municipal.

Conscientização e ação
Coordenando as atividades durante o Estágio, os GMs Amanda e Barros frisam que o objetivo é sensibilizar e conscientizar a comunidade , em ações preventivas, sobre a necessidade do desenvolvimento dos programas de prevenção, principalmente dar informações às crianças, jovens e adultos quanto ao uso indevido de drogas, com atividades que buscam a sensibilização dos grupos por meio de palestras, reuniões comunitárias, dentre outros.

Educavi – criado em 1999, o Programa Educavi é um segmento da Guarda Municipal, que atua em ações primárias, realizando palestras informativas e preventivas, mediante solicitação prévia. Tornou-se um setor especializado em maio de 2018. Leva a cultura de paz, ou seja, tem o comprometimento de promover e principalmente vivenciar o respeito à vida e a dignidade, sem discriminação ou preconceito, rejeitar qualquer forma de violência e orientação direcionada as crianças, jovens e adultos.

Gepad – é um segmento do Educavi, destinado a promover políticas públicas de prevenção ao uso primário e secundário de drogas, principalmente voltado para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Trata-se de um programa nos moldes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) de São Paulo, onde guardas de Jundiaí foram capacitados para ser multiplicadores, e por este motivo a Guarda de Jundiaí adotou a mesma nomenclatura.

Assessoria de Imprensa GMJ
Foto: GM Guerino


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/10/26/educavi-gepad-promovem-atualizacao-durante-estagio-de-qualificacao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original