Pratos, vasos e garrafas lideram os criadouros de mosquitos

Publicada em 26/10/2018 às 13:52

Apresentação dos dados ocorreu na tarde de quinta-feira (25), na sede do órgão, para as equipes da UVZ

A Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) finalizou a avaliação de densidade larvária em Jundiaí e por mais uma vez os pratos, vasos de plantas, latas e garrafas lideram como criadouros de larvas de mosquitos Aedes aegypti. A cidade registra Índice de Breteau abaixo de 1 (0,7), o que a coloca o município em uma situação satisfatória. Porém alguns bairros como Rio Acima, Pinheirinho, Água Doce, Parque Centenário, Bairro do Poste e Cecap o índice alcançou o valor 2,0 (a cada 100 imóveis 2 apresentaram larvas de Aedes aegypti), colocando a região em alerta.

LEIA TAMBÉM
Assistidos pelo CAPS Adulto geram renda com ‘Cozinha Tradicional’
Encontro na Câmara debate doenças de pele não contagiosas

Os resultados foram avaliados pela biomédica Ana Lúcia de Castro, da UVZ, juntamente com a equipe do órgão e será apresentado para os agentes comunitários de saúde, que auxiliam na orientação aos munícipes e no levantamento. A análise foi realizada em 7.698 imóveis e destes, em 77 imóveis foram encontradas larvas e em 36 imóveis eram de Aedes aegypti, vetor transmissor das arboviroses.

Apesar de ser o primeiro resultado, o diagnóstico é um alerta para a existência do Aedes aegypti circulando e se reproduzindo na cidade. Situação que deve ser observada com atenção pela população. O levantamento identificou recipientes com potencial para criadouro, recipientes com água e recipientes já com larvas. Ainda o prato aparador dos vasos é o que lidera em todas as oito áreas identificadas pelo mapeamento. No entanto, foi observado aumento da presença das larvas em regiões com características de rural.

Segundo biomédica, a região do Rio Acima, Pinheirinho, Parque Centenário, Poste e Água Doce não figuravam, nos anos anteriores, como líderes em ocorrência de larvas dos mosquitos. Nessa área, o perfil dos recipientes identificados também foi diferente. A garrafa retornável divide a liderança com o prato dos vasos. “A ocorrência foi grande. Dos 31 imóveis com criadouros e larvas, em 15 eram Aedes”, comenta.

O trabalho de conscientização é realizado durante o ano inteiro, e, durante o processo de levantamento dos dados, a orientação foi intensificada e os moradores que tiveram criadouros encontrados nas casas, chácaras ou terrenos, foram orientados a eliminá-los. “O trabalho educativo é permanente na UVZ. As orientações estão voltadas para que, nos meses de dezembro e janeiro, quando a presença de descartáveis aumenta, e os criadouros também serão ampliados se não houver um cuidado adequado. A mobilização das pessoas para eliminação dos criadouros é fundamental para termos Jundiaí livre das arboviroses”, alerta.

Recipientes com acúmulo de água são os grandes vilões no combate ao Aedes aegypti

A UVZ reforça as orientações para eliminação dos criadouros com a retirada dos pratos das bases dos vasos, guardar garrafas e outros objetos utilizáveis em lugares cobertos, não deixar lonas/plásticos jogados no quintal, caso de utilizar a lona como proteção de material, não deixar formar bolsões d’água.
Ainda são medidas necessárias não ter plantas em água que criem raízes, colocar todo o lixo para a coleta, guardar pneus em lugares cobertos e manter os bebedouros dos animais limpos.

Jundiaí registra, até o último relatório da Vigilância Epidemiológica (VE) 297 notificações de dengue, sendo 5 casos confirmados. No ano passado foram registrados 665 notificações e 10 confirmações.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/10/26/pratos-vasos-e-garrafas-lideram-os-criadouros-de-mosquitos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original