Outubro Rosa: 96% do total de mamografias de 2017 já foi realizado
Publicada em 30/10/2018 às 13:04 O mês dedicado à prevenção do câncer de mama se encerra com acréscimo de 70% na procura e no agendamento do exame de mamografia, no mês, para as usuárias do serviço de Saúde de Jundiaí. Com o número registrado até o mês de outubro, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) já alcança 96% do total realizado no ano passado e abre espaço para o aumento de 17% no atendimento, já que restam, até dezembro, mais 5 mil vagas para o exame preventivo feminino.Em toda a rede, o mês de outubro registra 3.654 agendamentos de exames contra 2.140 no mesmo mês do ano passado. Em termos percentuais, significa dizer que as 22.689 mamografias realizadas representam 96% do total deste exame realizado no ano passado (23.542), sendo a maioria, (90%) demandada pela Atenção Básica.
LEIA TAMBÉM
Nova UBS Maringá promove oficinas do Outubro Rosa
Reunião de Plataformas alinha entrega de UPA e Clínica da Família
O aumento é creditado pela ação de busca ativa realizada pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Em alguns equipamentos, a ampliação no interesse chega a 250% em relação ao mesmo período do ano anterior. Mensalmente há sobra de 800 exames de mamografia na cidade. Das 2,5 mil vagas ofertadas, apenas 1,7 mil são agendadas e realizadas. Por isso, neste ano, a ação foi direcionada para a busca das pacientes e para a conscientização.
“Muitas mulheres acabam deixando de agendar por medo. Situação que apenas atrapalha a prevenção da doença, já que o câncer de mama tem maior chance de sucesso no tratamento com a precocidade no diagnóstico. A mamografia é o exame principal. Caso existam alterações, a equipe da UBS entrará em contato com a paciente para dar prosseguimento ao atendimento fazendo encaixes de urgência na agenda”, comenta a diretora de Atenção Básica da UGPS, Dayane Martins.
Em detalhes
Gisele Simplício, 38 anos, moradora na Vila Maringá, passou pela Nova UBS Maringá neste mês para verificar os resultados de exames de rotina. Por conta do Outubro Rosa, foi orientada pela ginecologista a realizar o exame preventivo de câncer de mama. “Há uns dois anos, a médica havia oferecido esse exame e eu acabei não fazendo por medo. Muitas mulheres disseram que doía demais e eu desanimei. Desta vez fiz. Não doeu nada. Agora vamos esperar o resultado”, comenta a mulher.
A usuária da Nova UBS Maringá faz parte do crescimento de 22% no agendamento dos exames neste mês de outubro, daquela unidade, em relação ao ano passado. Em outras unidades, o crescimento foi ainda maior. Na Unidade de Saúde da Família (USF) Santa Gertrudes o crescimento foi de 250%, passando de 14 agendamentos no ano passado para 49. Com 236% de aumento, a UBS Rio Acima passou de 11 exames para 37 e a USF Centenário passou de 8 para 26 solicitações, registrando 225% de aumento. A quarta colocação é do Fazenda Grande, com 42 solicitações contra 16 no ano anterior, resultando em crescimento de 163%.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
19/12/2024
Covid-19: vacinação é retomada para pessoas a partir dos 12 anos dos grupos prioritários
-
17/12/2024
Organização Pan-Americana de Saúde entrega prêmio APF Forte para Jundiaí
-
17/12/2024
Nota Oficial — interrupção temporária da vacinação contra Covid-19
-
16/12/2024
Clínica da Família Hortolândia reúne comunidade para comemorar o Natal
Baixe as fotos desta notícia na resolução original