GMJ conclui a qualificação profissional de vigias autônomos
Publicada em 09/11/2018 às 17:56O Centro de Instrução, Formação e Aperfeiçoamento Técnico Profissional (Cifatp) – a divisão de ensino da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) – concluiu esta semana os trabalhos de capacitação para mais um grupo de profissionais que fazem parte da Associação dos Vigias Autônomos de Jundiaí e Região (Avajur). Iniciado em 2017, o curso formou 260 vigias autônomos.
A proposta cumpre as determinações do Plano de Governo do prefeito Luiz Fernando Machado – com o acompanhamento do titular da Unidade de Gestão de Segurança Municipal (UGSM), Paulo Sergio de Lemos Giacomelli Stel (Jacó); o comandante da GMJ, o inspetor Benedito Marcos Moreno, e o subcomandante Sandro Donizeti Vilas Boas – no intuito de efetivar a parceria entre a Corporação e a Associação que diariamente atuam nas ruas de maneira integrada e comprometida com as necessidades da população e visando garantir o seu bem-estar.
LEIA TAMBÉM
GMJ comemora 69 anos e tem programação festiva
“A cooperação técnica entre as instituições é um compromisso efetivo da atual Administração municipal para investir na segurança urbana. A capacitação profissional busca intensificar as ações integradas, com a prevenção primária, uma vez que os vigias autônomos são parceiros das forças de segurança na promoção de ações comunitárias de segurança. Profissionais qualificados permanentemente sempre terão melhores condições de atuação nas ruas, o que representa um grande avanço para garantir a segurança da população”, ressaltou o gestor.
Resguardar a vida das pessoas, acompanhando a rotina diária em cada bairro e contribuindo dessa forma com parcela significativa do seu trabalho para a melhoria da segurança pública, inclusive direcionando informações importantes para o trabalho dos órgãos competentes – como a Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) – no intuito de combater a violência e a criminalidade. Esse é o trabalho realizado pelos vigias que fazem parte da Avajur, com a coordenação do presidente Olívio Lopes de Souza, e que passam por capacitação profissional na Base da instituição, com aulas realizadas na Sala de Instrução GM Luiz Fernando de Oliveira (Oliveirinha).
“O Estágio de Qualificação de Vigias de Jundiaí tem carga horária de 20 horas, distribuída em 4 horas/aula diárias durante toda esta semana. Dentro do conteúdo programático abordamos noções básicas e gerais, com os docentes: GM Zuim -Manejo de Armamento; GM Silva Neto – Radiocomunicação; GM Cardoso – Arma Não Letal; GM Pontes – Procedimentos Operacionais e Apresentação de Ocorrências; e GM Lima – Tiro Prático. Visitação e noções sobre o funcionamento do Centro de Controle Operacional da Guarda Municipal de Jundiaí (CCO), com a Central de Monitoramento Eletrônico de Câmeras – Olho Vivo, e o Centro de Operações Táticas (COT). Com esta capacitação os vigias participam de uma programação de aulas para que a atuação esteja de acordo com os limites da lei”, informou o GM Jaci Cardoso Alves, coordenador do Centro de Formação, instrutor de tiro credenciado pela Polícia Federal e 1º tenente da Reserva do Exército Brasileiro.
Assessoria de Imprensa GMJ
Fotos: GM Guerino
-
17/01/2025
Prefeitura reforça compromisso com a segurança pública
-
15/01/2025
Segurança Municipal se reúne com Escola de Gestão Pública para estreitar relacionamento com ações voltadas à capacitação de guardas municipais
-
03/01/2025
Governo inicia visitas às Unidades de Gestão para diálogo com os servidores
-
03/01/2025
Novo comandante da GMJ destina viatura para o Canil
Baixe as fotos desta notícia na resolução original