4ª melhor do Brasil, Jundiaí é caso de “gestão de oportunidades”

Publicada em 12/11/2018 às 16:55

Presidente da Macroplan apresentou dados sobre o IDGM de Jundiaí

Em agosto deste ano, a Macroplan divulgou um ranking sobre a evolução dos cem maiores municípios brasileiros na última década e Jundiaí alcançou a 4ª colocação, com nota 0,733 numa escala que vai até 1,0. A evolução é retratada no Índice dos Desafios da Gestão Municipal (IDGM), que reúne 15 indicadores em quatro áreas críticas para a gestão pública: Educação, Saúde, Segurança e Saneamento e Sustentabilidade. Para cada área foram identificados os municípios de destaque, com as melhores posições e maiores evoluções.

Na manhã desta segunda-feira (12), o presidente da Macroplan, Cláudio Porto, apresentou aos gestores municipais os dados referentes ao Município, que está “muito bem posicionado no ranking”. “Jundiaí tem um grande potencial de melhoria por conta da possibilidade de manter uma agenda robusta de médio prazo. É importante concentrar recursos no que precisa ser feito e avaliar o reflexo dos projetos implementados na população”, afirmou. “O caso desta Administração é mais de gestão de oportunidades do que de correr atrás do prejuízo”, completou.

LEIA TAMBÉM
Jundiaí assina dois Memorandos de Entendimentos na China
Gestores de Jundiaí visitam centro de tecnologia na China

Durante a apresentação, Porto explicou que, durante a análise dos dados, os municípios são divididos em “clusters” compostos por cidades que tenham características semelhantes. Nesse contexto, Jundiaí se destacou ante os seus pares em quatro pontos principais: matrículas na pré-escola, nota no IDEB, número de consultas pré-natal e índice de esgoto tratado. “Quando falo que a questão aqui é gestão de oportunidades é porque o Município está muito bem posicionado e não é necessário fazer grandes ajustes para manter o índice alcançado”, explicou.

Parimoschi lembrou que Jundiaí conta com Unidade de Entregas para acompanhar projetos

O gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, afirmou que os dados apresentados pela Macroplan confirmam a estratégia adotada pela gestão do prefeito Luiz Fernando Machado de corrigir pontos falhos e avançar com as entregas que promovam o bem-estar da população. “Fizemos um ajuste fiscal profundo no início do ano passado e temos priorizado a aplicação de recursos nas áreas prioritárias, como Educação, Saúde, Mobilidade e Segurança Pública. Ainda há ajustes a serem feitos, mas a situação está melhorando”, disse.

Parimoschi lembrou, também, que foi criada nesta gestão uma Unidade Central de Entregas que atualmente conta com cerca de 170 projetos prioritários sendo acompanhados de perto. “Todos os gestores assinaram compromissos de entregas com o prefeito e estão sendo cobrados por isso. Nosso foco é manter a cidade crescendo com planejamento”, destacou. “Outra coisa importante que estamos buscando é uma empatia entre os gestores e a população para melhorar o entendimento sobre as demandas”, completou o gestor.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/11/12/4a-melhor-do-brasil-jundiai-e-caso-de-gestao-de-oportunidades-destaca-macroplan/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original