Canil da GMJ participa de ação de cultura de paz no bairro Fazenda Grande
Publicada em 12/11/2018 às 17:05Empenho e muita participação marcaram a realização da 1ª Ação de Cultura da Paz e Valores Universais, durante a última sexta-feira (9), na Escola Estadual (EE) do Bairro Fazenda Grande. Criado há 14 anos e referência no Brasil pelo trabalho socioeducativo que realiza junto a crianças, jovens e adultos, o Canil – setor especializado da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) e coordenado pelo inspetor Alceu Marestoni – participou das atividades promovendo um grande showdog durante os períodos da manhã e tarde.
LEIA TAMBÉM
GMJ conclui a qualificação profissional de vigias autônomos
GMJ comemora 69 anos e tem programação festiva
Numa iniciativa da Rede Socioassistencial do Bairro Fazenda Grande, formada pela Associação de Moradores do Bairro; Conselho Tutelar; Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Novo Horizonte; Fundação Municipal de Ação Social (Fumas); Programa Criança Feliz; Escola Estadual do Bairro Fazenda Grande; e na participação dos vereadores Edicarlos Vieira e Romildo Antonio, a ação destacou o trabalho coletivo para o bem comum, tanto dos alunos das escolas envolvidas, o corpo docente, como também os pais, as famílias, toda a comunidade.
Durante todo o dia, professores e pais acompanharam as apresentações artísticas dos alunos das Emebs Dr. Edward Aleixo de Paula, Profª Benedita Alzira de Moraes Camunhas, Prof. Nassib Cury, Profª Marly de Marco Mendes Pereira, e Profª Martha Burgos Pereira da Silva.
“A Rede fortalece as ações realizadas neste bairro e também aos vizinhos. As reuniões que acontecem mensalmente possibilitam um conhecimento mais amplo da realidade, as necessidades imediatas da comunidade. É gratificante para todos nós podermos sediar a 1ª Ação: suas propostas são sérias, têm o compromisso de formar os futuros cidadãos: as crianças são os agentes multiplicadores do conhecimento e os bons exemplos que recebem. Promovemos o bem-estar físico e mental; neste processo, a presença do Canil é fundamental”, destacaram os professores David Francisco de Freitas (vice-diretor da Escola Estadual) e Marli Regina Ardengue da Silva (coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental).
Complementando o objetivo da proposta, os trabalhos integrados realizados pelos envolvidos na Rede pelo bem-estar comum, o professor lembrou a poetisa Cora Coralina: “[…]e penso que é assim mesmo que a vida se faz: de pedaços de outras gentes que vão se tornando parte da gente também. E a melhor parte é que nunca estaremos prontos, finalizados. Haverá sempre um retalho novo para adicionar à alma”
Os amiguinhos adoraram o Canil
Bem falante e alegre, Isaac Henrique Felício, 5 anos (ele fez questão de soletrar o nome!) achou os cães de trabalho muito bonitos. “Aquele preto (Black) parece uma pelúcia!” Isabelle Vitória Pereira Nascimento, 6, adorou tudo que viu durante o showdog. “É muito legal. Eles obedecem!” Laura Martins Cunha, 6, viu os cães pela primeira vez: ficou emocionada.
Assessoria de Imprensa GMJ
Foto: GM Guerino
-
02/06/2024
Segurança reforçada: Jundiaí inicia instalação de 175 novas câmeras
-
30/05/2024
Programa Criança Feliz já realizou mais de 51 mil visitas domiciliares a famílias de Jundiaí
-
13/05/2024
Canil da GMJ está com 98% das obras concluídas
-
28/04/2024
TECNOLOGIA: GMJ colocará drone para identificar pontos de focos de incêndios na Serra do Japi
Baixe as fotos desta notícia na resolução original