Conferência discute propostas para proteção e enfrentamento a violências

Publicada em 13/11/2018 às 12:45

Conferência segue com a discussão de propostas entre delegados, observadores e convidados

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) deu início na manhã desta terça-feira (13) à 11ª Conferência Municipal, cujo tema é “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento às Violências”. Cerca de 120 delegados, convidados e observadores da rede de garantia de direitos, das Unidades de Gestão da Prefeitura, conselhos tutelares e da sociedade civil seguem no evento realizado no auditório Elis Regina do complexo Argos para discutir propostas que serão em seguida encaminhadas para as conferências regional, estadual e nacional do tema.

Representando o prefeito Luiz Fernando Machado, a gestora da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Nádia Taffarello Soares, apontou a importância de que as propostas sejam discutidas à luz da realidade orçamentária. “Minha experiência no sistema de garantias de direitos e na gestão pública me indicam a necessidade de se discutir cada proposta de política pública sempre de modo objetivo e considerando o orçamento. O que garanto é que as propostas que surgirem deste encontro terão sonoridade na assistência social do Município”.

LEIA TAMBÉM
Prefeitura apresenta programa de empregabilidade para jovens em vulnerabilidade
Prefeitura abre chamamento público para organizações de assistência social

A presidente do CMDCA, Alda Maria Carrara, destacou a magnitude da Conferência. “Este é um momento muito aguardado, porque pensa a garantia de direitos daqueles que devem ser prioridade absoluta. O resultado das nossas conversas serão as vozes das crianças e dos adolescentes gritando pelos direitos que ainda não foram conquistados. Que as nossas ações sejam valiosas e implantadas já a partir do encerramento da Conferência.”

A abertura da Conferência contou com a apresentação musical do coral infantil do Colégio Santa Felicidade. Em seguida, foram apresentados e avaliados os cumprimentos das propostas da 10ª Conferência. Após a leitura do regimento interno, os participantes acompanharam a palestra do advogado Ariel de Castro Alves, integrante de entidades ligadas à defesa de direitos da Criança e do Adolescente.

A programação da Conferência segue até esta quarta-feira (14), com os trabalhos em grupos sobre cinco eixos temáticos, formulação de respostas, deliberação das propostas e apresentação e Eleição dos Delegados para as demais etapas da Conferência.

Maria Eduarda e Thayná aprovaram o protagonismo dos adolescentes na Conferência

As jovens Maria Eduarda Lima e Thayná Silva, de 12 anos, são moradoras do Almerinda Chaves e representaram a Cáritas Diocesana, entidade que frequentam no contraturno escolar. Para Eduarda, “a importância do evento está em dar voz aos adolescentes, que são o tema do encontro e, portanto, devem ser ouvidas”. Já para Thayná, “é muito bom ser protagonista na discussão de propostas que melhoram as vidas das crianças e adolescentes”, comemora.

Também participaram da abertura desta terça-feira (13) o gestor da Unidade de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera; representantes das Unidades de Gestão de Educação e da Casa Civil; a promotora da Infância e Juventude, drª Ana Beatriz Vieira; o vereador Cristiano Lopes, que representou a Câmara Municipal.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/11/13/conferencia-discute-propostas-para-protecao-e-enfrentamento-a-violencias/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original