Biblioteca realiza 2º Mostra Afro em comemoração pelo mês da Consciência Negra

Publicada em 20/11/2018 às 17:03

Mostra ZumbiTeca fica na Biblioteca entre os dias 21 a 29 de novembro

A Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot realiza entre os dias 21 a 29 de novembro a ZumbiTeca: 2ª Mostra Afro, cujo tema será a exposição da vida e obra da importante escritora, compositora e poetisa brasileira Carolina Maria de Jesus. A exposição foi idealizada pelos servidores Tânia Hipólita e Everton de Souza e acontece em comemoração ao mês da Consciência Negra.

As características da escritora são a descrição dos desafios no cotidiano da periferia paulistana sendo seu maior sucesso a obra em o “Quarto do despejo: Diário de uma favelada”, livro este que vem sendo leitura obrigatória no vestibular da Unicamp devido à sua narrativa social.

LEIA TAMBÉM
Dia da Consciência Negra: confira o que abre e o que fecha

A exposição terá objetos de uma voluntária com fotos da escritora, obras e um vinil sobrevivente de uma enchente que pertencem ao acervo pessoal da pedagoga e pesquisadora independente Sonia Maria. Além disso a exposição terá o apoio de coletivos da cidade entre eles o The King’s, representado por Jensen Silva e Twile, que vão ilustrar o perfil de Carolina Maria de Jesus.

Para Camila Fernandes, diretora do Departamento de Fomento à Leitura e Literatura, a ZumbiTeca tem importante contribuição na comemoração do dia da Consciência Negra, “pois por meio dela destacamos personalidades que contribuem para a formação cultural e literária do povo brasileiro.”

Na abertura da exposição (21) será realizado um sarau lítero-musical às 18h30. Confirmaram presença o Coral 28 de setembro, Vanderlei Victorino, Melissa Souza, a escritora jundiaiense Júlia Heimman.

ZumbiTeca
O evento foi idealizado pela primeira vez em 2017, com intuito de celebrar a data de Consciência Negra mostrando a luta de grandes personagens. Temáticas como a obra de Machado de Assis e Lima Barreto foram abordadas assim como a história de vida de grandes personalidades negras como Nelson Mandela e a própria homenageada nesta edição. Escritores negros jundiaienses estiveram em destaque, entre os quais Luiz Alberto Carlos.

A Biblioteca fica na avenida Dr. Cavalcanti, 396, Complexo Argos, e seu horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados, das 9h às 13h, com entrada gratuita.

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/11/20/biblioteca-realiza-2o-mostra-afro-em-comemoracao-pelo-mes-da-consciencia-negra/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original