Programa Nascentes Jundiaí se credencia para aporte da ANA

Publicada em 06/12/2018 às 16:14

Plantio de árvores recuperam nascentes da bacia do Rio Jundiaí Mirim

O Programa Nascentes Jundiaí, desenvolvido multiplataforma e em parceria com empresas e proprietários rurais, foi aprovado pela Agência Nacional de Águas (ANA) para receber o valor de R$ 883 mil para investimentos em melhorias nas áreas de nascentes das 37 propriedades rurais da bacia do rio Jundiaí Mirim que receberam o reflorestamento das Áreas de Preservação Permanente (APP). O valor será investido em construção e manutenção de barraginhas e estradas rurais, além de saneamento rural. As ações têm por objetivo dar continuidade ao trabalho iniciado no ano passado, para a preservação e recuperação de nascentes que abastecem o rio. O rio Jundiaí Mirim é responsável pelo abastecimento da cidade.

LEIA TAMBÉM
Jundiaí Feito à Mão: confira a programação de dezembro
Varejão do Anhangabaú muda de local a partir do dia 15

O projeto é importante e teve a primeira movimentação ainda em 2013 e instituído oficialmente no ano de 2018 através da publicação do Decreto Municipal n° 27.353, de 06 de março de 2018. “A conquista deste financiamento com a ANA mostra que os trabalhos desenvolvidos estão garantindo resultados positivos e podem ser ampliados em discussão pela Câmara técnica da Aglomeração Urbana de Jundiaí”, argumenta o prefeito Luiz Fernando Machado, que encaminhará para a Câmara municipal o projeto de lei para a criação do um Fundo específico para receber esses recursos Federais destinados aos investimentos dentro do Programa Nascentes Jundiaí. Já foram recuperados 25 hectares entre 2016 e 2018.

Encontro multiplataforma para apresentação de dados do Programa Nascentes Jundiaí, no Paço Municipal

Ainda será pleiteado, em chamamento a ser realizado em janeiro de 2019, mais R$ 225 mil da Agência de Bacias dos Rios Piracicaba-Capivari -Jundiaí (PCJ), também destinados ao Programa. “Com essa verba será possível dar início ao Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), próximo passo após a recuperação realizada nas áreas de 37 propriedades rurais que se interessaram voluntariamente para participar do plantio e proteção das áreas no entorno das nascentes e cursos d’água. Agora, com a aprovação do nosso projeto será possível desenvolver ações que antes não eram possíveis apenas com o poder público”, argumenta o gestor da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), Eduardo Alvarez.

Realizado em parceria com empresas, poder público e proprietários rurais, o Programa Nascentes Jundiaí tem por objetivo reflorestar as Áreas de Preservação Permanente – APP, que protegem os rios, córregos e nascentes em propriedades rurais da bacia do rio Jundiaí Mirim, responsável pelo abastecimento da cidade.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/12/06/programa-nascentes-jundiai-se-credencia-para-aporte-da-ana/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original