Agentes de Economia Solidária são capacitados

Publicada em 18/12/2018 às 17:02

Integrantes da rede estudaram os projetos a serem implementados pela UGADS

A Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) promoveu nesta terça-feira (18) uma capacitação para sensibilização sobre políticas de Economia Solidária. Do encontro, realizado no auditório do Parque da Cidade, cerca de 15 agentes da rede socioassistencial municipal, como os servidores ligados ao Departamento de Proteção Social Especial da Unidade e representantes das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) contratadas.

Ministrada por Luciane Mosca, da Agência Planeta, a capacitação contou com discussões sobre o histórico, conceito e diretrizes da Economia Solidária, a introdução do conceito no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), além dos aspectos de empreendedorismo por necessidade e inclusão social pelo viés do trabalho.

LEIA TAMBÉM
Jundiaí é destaque em publicação de fundação holandesa

Feira no Paço foi “aquecimento” para os projetos de Economia Solidária da UGADS

Aos participantes foram também apresentados os dois projetos principais de Economia Solidária que a UGADS visiona implantar, que são uma “Fábrica de suco social”, de beneficiamento e produção de suco de uva por grupos de assistidos pela rede, e o “Café da Rede”, de produção de alimentos funcionais e saudáveis para atender à demanda de cafés e lanches consumidos pela administração municipal em seus eventos. Tais projetos deverão ser desenvolvidos em uma espécie de Incubadora Social, local de fomento, acompanhamento e gestão de empreendimentos solidários no município.

Para a gestora da UGADS, Nádia Taffarello Soares, a proposta do encontro é a sensibilização da rede. “No início do mês, promovemos no térreo do Paço uma feira com itens confeccionados por pessoas em situação de rua no Município, atendidos pela rede. Nessa linha, queremos aproveitar as potências que todos têm, identificar as suas habilidades, para que a Prefeitura fortaleça essa mão-de-obra, que as vezes carece tão somente de incentivo e orientação para fazer florescer sua veia empreendedora.”

O mesmo encontro será realizado nesta quinta-feira (20), a partir das 8h, desta vez para os servidores do Departamento de Proteção Social Básica da UGADS e das OSCs por ele contratadas para prestação de serviços.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ

 


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/12/18/agentes-de-economia-solidaria-sao-capacitados/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original