Moradores comemoram sucesso de obras contra enchentes no Tulipas

Publicada em 10/01/2019 às 17:59

Polder tem 200 metros de extensão e capacidade para armazenar 7 milhões de litros de água

A dona de casa Vanessa Silva mora na avenida Antonio Frederico Ozanam, no Jardim Tulipas, há sete anos. Ela e marido Flávio André da Silva contam que, pela primeira vez nesse intervalo de tempo não enfrentaram problemas após dias de chuvas fortes, como os últimos registrados em Jundiaí. “Já tive um carro inteiramente coberto de água dentro da minha garagem. Os prejuízos por conta das enchentes eram constantes aqui no bairro. Este ano não tivemos problema algum. A obra aqui em frente de casa resolveu o problema”, conta.

Vizinha do casal, a auxiliar de logística Michelle Amaral conta uma história semelhante. “Na chuva de terça-feira eu vi que tinha água no piscinão. Pelo jeito funcionou mesmo, porque antes essa água costumava invadir as ruas e as casas”, diz.

A obra a que as moradoras se referem é o “polder” (uma espécie de piscinão) construído pela Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP). Após o primeiro teste – choveu 265 mm nos oito primeiros dias de janeiro, quantidade esperada para 20 dias – o resultado é positivo. “O investimento cumpriu o seu papel de evitar enchentes na parte baixa do bairro, um problema antigo. Eu acompanhei de perto nos dois dias de chuva forte e vi que a válvula que controla o fluxo de água do piscinão para o rio funcionou perfeitamente”, comenta o gestor Adilson Rosa.

Michelle mora no bairro há 5 anos: “pelo jeito a obra funcionou”, diz

Além do polder, que tem capacidade para 7 milhões de litros de água e 200 metros de extensão, a prefeitura implantou novas galerias e realizou um recapeamento nas avenidas Adelino Martins e Antonio Frederico Ozanam. Atualmente, a UGISP realiza a dragagem do rio. Ao todo, os investimentos somam R$ 2,4 milhões.

De acordo com a UGISP, as obras foram realizadas levando-se em conta uma média histórica de chuvas de cem anos. “A não ser que tenhamos um volume de água muito acima do normal, a chance de novas enchentes é baixa”, completa Adilson.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/01/10/moradores-comemoram-sucesso-de-obras-contra-enchentes-no-tulipas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original