Mais de 4 mil pessoas participaram de atividades educativas no Jardim Botânico

Publicada em 16/01/2019 às 15:17

Atividades lúdicas também fazem parte da programação de educação ambiental

Ao todo, as atividades de educação ambiental realizadas no Jardim Botânico contaram com a participação de cerca 4,3 mil pessoas em 2018. No local, durante todo o ano, são realizados os projetos Vivências e de Extensão, o Programa de Capacitação Interna e o Grupo de Estudos do Jardim. O trabalho de educação ambiental é um dos principais focos do Jardim Botânico, além da Pesquisa e Conservação.

Somente do Projeto Vivências participaram mais de 180 grupos de escolas. Entre alunos, professores e assistentes foram 2.430 visitantes que percorreram os jardins temáticos e desfrutaram de atividades educativas monitoradas. Técnicos e estagiários explicaram sobre os mais diversos tipos de árvores, plantas e flores.

Os projetos de Extensão foram realizados em conjunto com instituições parceiras. Com a colaboração da Unidade de Desenvolvimento Ambiental (Unidam), a equipe técnica do Jardim Botânico percorreu as trilhas do Cerrado e do Horto Público possibilitando o contato de 1.013 participantes com um dos biomas brasileiros mais ameaçados, o Cerrado. O Centro Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Geresol) atuou no atendimento às escolas municipais, totalizando 891 alunos participantes.

Além das ações educativas, a equipe técnica do Jardim Botânico mantém um programa constante de capacitação. Em 2018, os técnicos participaram de 13 eventos, internos e externos, como cursos, workshops, palestras e visitas técnicas a outras instituições para troca de experiências. As atividades buscam um contínuo aprimoramento do atendimento ao público e desenvolvimento dos projetos. Já no Projeto “Grupo de Estudos do Jardim” foram realizados seis encontros no Núcleo de Educação Ambiental (NEA) com discussões sobre diversos temas relacionados ao meio ambiente.

Crianças da rede municipal de ensino participam de atividade educativa no Botânico

No ano passado, cerca de 500 pessoas participaram de 17 atividades entre cursos, palestras e oficinas abertas à população em geral. Os temas foram variados, com o objetivo de chamar a atenção de crianças e idosos. Roteiro infantil de sementes, roteiro infantil do Cerrado, oficina de suculentas, roteiro de visita completo no Jardim Botânico, Ecologia e Estado de Conservação da Savana Brasileira, vivência com professores da Rede Municipal, distribuição de plantas matrizes para estratégias de conservação no Jardim Botânico de Jundiaí, Geologia da Serra do Japi e curso básico de Jardinagem, entre outros temas ligados à conservação, respeito e uso sustentável do meio ambiente foram discutidos.

Transmitir informação e sensibilizar as pessoas formam os pilares do Programa de Educação Ambiental do Jardim Botânico de Jundiaí. A ideia é que os visitantes conheçam os biomas da Mata Atlântica e do Cerrado e os aspectos históricos, econômicos e culturais sobre a exploração dos recursos naturais.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação

 


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/01/16/mais-de-4-mil-pessoas-participaram-de-atividades-educativas-no-jardim-botanico/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original