Zoonoses realiza ações de combate à dengue

Publicada em 25/01/2019 às 17:15

Pulverização foi realizada pela segunda vez, no Jardim São Camilo, em todas as vielas do bairro

A Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), realiza ações de investigação epidemiológica, controle e conscientização da população em vários bairros da cidade para o combate às doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti.  Com as altas temperaturas, o ciclo dessa espécie é acelerado e, por isso, a necessidade da atenção aos locais e objetos que possam servir de criadouros é fundamental para evitar a ocorrência de casos de dengue e das demais arboviroses.

Nesta sexta-feira (25), mais uma etapa para o controle do mosquito foi realizada no Jardim São Camilo. O bairro registrou três casos positivos no final do ano passado e dois este ano. Com transmissão autóctone, recebeu nova nebulização em todas as vielas, além de ação ‘casa a casa’ dos agentes para a conscientização da população a fim de evitar o acúmulo de material que possa acumular água e servir de criadouro de mosquitos. Nos bairros como Jardim Paulista, Santa Gertrudes e Jardim Novo Horizonte, onde também há registro de suspeitas, serão realizadas atividades de bloqueio dos criadouros (orientação casa a casa), investigação epidemiológica e busca ativa de sintomáticos.

De acordo com a biomédica da UVZ, Ana Lúcia de Castro Silva, o combate aos mosquitos deve ser realizado por todos. “O período já aponta grande número de casos em várias regiões do País. Com as férias e a movimentação da população, as pessoas podem ser picadas em outros locais e retornarem com as doenças incubadas. Por isso, é importante que todos cuidem de seus espaços, mantendo limpos, sem acúmulo de material que armazene água. As caixas d´água devem ser mantidas bem vedadas, assim como as calhas e ralos limpos. Os vasos com plantas também devem ser observados, e mantidos sem os pratos aparadores de água. As garrafas retornáveis devem ser guardadas com a boca para baixo. Qualquer material que possa acumular água pode se transformar em um criadouro”, lembra.

Larvas de mosquitos Aedes aegypti podem sobreviver em qualquer recipiente com água

Este ano, Jundiaí registra, até o dia 24 de janeiro, 60 casos suspeitos, oito casos confirmados (dois autóctones, dois importados e quatro em investigação). No ano de 2018, a contagem chegou a 388 casos notificados,  12 confirmados (cinco autóctones, seis importados e um indeterminado). A UGPS mantém o Boletim Epidemiológico atualizado durante o período de maior transmissão, com o objetivo de manter a transparência das ações e casos.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/01/25/zoonoses-realiza-acoes-de-combate-a-dengue/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original