Prefeito recebe embaixador da Itália e discute parcerias comerciais

Publicada em 04/02/2019 às 19:58

Esta foi a primeira visita de um embaixador italiano a uma cidade do Interior do Estado

No fim da tarde desta segunda-feira (04), o prefeito Luiz Fernando Machado se reuniu em seu gabinete com o embaixador da Itália no Brasil, Antonio Bernardini, que estava acompanhado do cônsul geral da Itália em São Paulo, Filippo La Rosa, e de representantes de instituições de fomento ao comércio entre os dois países. Esta foi a primeira vez que um embaixador do país europeu esteve em uma cidade do interior do Estado. A pauta da reunião teve como ponto principal as possibilidades de parcerias comerciais entre empresas jundiaienses e italianas.

O chefe do Executivo municipal destacou a importância do encontro não só pela questão cultural, mas também pela possibilidade de exploração comercial. “Estamos atentos ao potencial de investimentos das empresas europeias e a Itália pode ser uma excelente porta de entrada nesse contexto. Temos 14 empresas de matriz italiana em Jundiaí é de nosso interesse fomentar a relação comercial do Município com multinacionais”, afirmou Luiz Fernando.

O embaixador italiano lembrou que, tão importante quanto manter viva a história de um povo é olhar para o futuro e enxergar o que pode ser feito para avançar. “Esse encontro é só o ponto de partida de um objetivo maior. Nossa ideia é promover uma rodada de negócios entre empresários locais e italianos, aqui ou até mesmo na Itália, para identificar interesses e potencialidades. Não ficaremos somente na retórica e vamos, em breve, promover ações mais objetivas”, pontuou Bernardini.

A comitiva italiana conversou com empresários locais e apresentou dados sobre o país europeu

Após a reunião no gabinete, a comitiva italiana e o prefeito se reuniram com representantes de empresas jundiaienses, no auditório do Paço Municipal, onde foram apresentados dados sobre a economia do país europeu aos presentes. “A Itália vive uma crise estrutural e tem crescido pouco, mas as expectativas são muito otimistas. A questão da dívida pública ser alta nunca impediu que o país fosse uma das maiores potências do mundo”, destacou La Rosa. “A produção industrial é muito forte. Somos a segunda maior manufaturadora da Europa, perdendo apenas para a Alemanha”, completou.

Ainda segundo o cônsul, os empresários locais podem olhar com atenção para oportunidades no setor elétrico, uma vez que parcerias nesse ramo entre grupos brasileiros e italianos vêm crescendo nos últimos anos. “Queremos que a cidade de Jundiaí se promova na Itália, mostrando a sua diversidade e potencial”, afirmou La Rosa. Também participaram da reunião os gestores Gustavo Maryssael (Casa Civil), Messias Mercadante (Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia) e José Antonio Parimoschi (Governo e Finanças), além dos assessores de Cooperação Internacional Carmelo Paoletti Neto e Lígia Contursi Eboli.

Convênio

À noite, o embaixador, o cônsul geral e o prefeito participaram da abertura oficial da 2ª Semana de Atualização Pedagógica (SAP), no Teatro Polytheama. Na ocasião, foi assinado um convênio entre a Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Educação (UGE), e o Consulado Geral da Itália em São Paulo para capacitação dos professores do sistema municipal de ensino no idioma italiano. “A meta é oferecer o ensino da língua aos nossos alunos, dando a eles um importante diferencial no futuro, que é cada vez mais desafiador. Manter o desenvolvimento de Jundiaí por meio da educação é um dos pilares do programa Escola Inovadora”, ressaltou o prefeito.

Assessoria de Imprensa

Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/02/04/prefeito-recebe-embaixador-da-italia-e-discute-parcerias-comerciais/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original