Moradores do Traviú participam de audiência sobre revisão do Plano Diretor

Publicada em 16/02/2019 às 16:43

Para Sinésio, gestor da UGPUMA, manifestações dos presentes ratificaram a necessidade da revisão do Plano Diretor

O bairro do Traviú foi o primeiro a receber as audiências públicas de apresentação das revisões do Plano Diretor do Município de Jundiaí. O gestor da Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), Sinésio Scarabello Filho, e sua equipe técnica, estiveram na manhã deste sábado (16) na Sociedade Amigos de Bairro do Traviú para levar aos moradores locais as propostas sobre a revisão do PD vigente instituído pela Lei nº 8.683/2016.

“Estas discussões com a comunidade são extremamente importantes para uma revisão democrática. Quando iniciamos, em 2017, a aplicação do Plano Diretor em vigência, começamos a notar as solicitações que nos eram encaminhadas e anunciamos a necessidade da revisão deste instrumento”, ressaltou Sinésio, lembrando que as discussões têm sido feitas em reuniões abertas ao público, seja no Paço ou em bairros da cidade. “No encontro de hoje, tivemos mais de 30 pessoas que se inscreveram para participar da discussão e todas as manifestações ratificaram a necessidade da revisão do PD. Costumo dizer que o Plano Diretor é feito diariamente porque assim deve ser este instrumento: algo a ser melhorado de forma constante”, pontuou o gestor.

Muitos dos moradores presentes eram produtores rurais da região, que aproveitaram a oportunidade para mencionar as dificuldades de se manter as propriedades rurais exclusivamente com uso agrícola e outros problemas, como escassez de mão de obra pela baixa remuneração da atividade agrícola e falta de segurança. O produtor Antonio Roberto Losqui, que chegou a mostrar vários cadeados estourados por pessoas que saquearam suas propriedades, foi um dos que lembrou que os agricultores são figuras de extrema importância para a qualidade de vida de uma cidade e, por isso, teriam de receber um olhar mais aprofundado que resultasse na efetividade de um plano agrícola do município. “O produtor rural também é um dos que mantém a qualidade da água e do ar de uma cidade. Essa responsabilidade tem de ser levada em conta na política pública de um município”.

Até o próximo dia 27, outras cinco audiências públicas serão apresentadas à população. Os interessados em participar e apresentar propostas dos próximos encontros devem se inscrever no próprio local, com 30 minutos de antecedência. Para enviar as propostas pelo site, é necessário encaminhar o material 48 horas antes do encontro. As demais audiências serão realizadas nos seguintes dias e locais:

Dia 18, às 19h – EMEB Carlos Foot Guimarães, no Jardim Santa Gertrudes
Dia 20, às 19h – EMEB Judith Almeida Curado Arruda – Cidade Nova
Dia 23, às 9h – Auditório Elis Regina – Complexo Argos – Centro
Dia 25, às 19h – EMEB Ivo de Bona – Resid. Almerinda Chaves
Dia 27, às 19h – EMEB Professor Geraldo Pinto Duarte Paes – Pq. Eloy Chaves

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/02/16/moradores-do-traviu-participam-de-audiencia-sobre-revisao-do-plano-diretor/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original