Cozinheiros da Fumas visitam o Banco de Alimentos de Rio Claro

Publicada em 27/02/2019 às 17:13
Visitantes conhecem a cozinha do Banco de Alimentos de Rio Claro

Banco de Alimentos de Jundiaí começa a funcionar a partir de março

Troca de experiências e conhecimentos. Estes foram os objetivos da visita realizada pela equipe da Cozinha Industrial da Fundação Municipal de Ação Social (Fumas) ao Banco de Alimentos de Rio Claro, na manhã desta terça (26). Acompanhados pela diretora de Departamento de Ação Social da Fumas, Clayde Almeida, e pelas técnicas em Nutrição Silvia Helena Donizete de Lima e Raquel Semíramis César, os cozinheiros e agentes operacionais visitaram as instalações do Banco de Alimentos no prédio da Ong UDAM (União de Amigos) que administra o espaço sob a chancela da Secretaria do Desenvolvimento Social de Rio Claro.

No local, foram recebidos pelas coordenadoras Suelen Vanin, Sônia Maria Silva (ambas da Ong UDAM) e Larissa Zeminian, gerente da Secretaria do Desenvolvimento Social. “Nosso Banco de Alimentos foi implantado em 2005, mas somente após uma modernização ocorrida em 2012 é que o processo ficou bem mais estruturado e pudemos contar com elementos importantes para nos ajudar com o trabalho, como a câmara fria de armazenamento e o caminhão refrigerado”, destacou Suelen. Para a gerente Larissa, é importante ressaltar que as doações são sazonais e variam, principalmente, conforme as estações do ano. “Recebemos cerca de 15 toneladas em média por mês, mas em alguns meses do ano, por conta de temperaturas mais amenas, chegamos a contabilizar entre 25 e 30 toneladas”.

Para a diretora da Fumas, a visita foi um momento importante para que a equipe entenda melhor o processo do trabalho que passaram a agregar à sua rotina desde dezembro, quando teve início a fase de testes do Banco de Alimentos. “Nossa equipe faz o recebimento das doações, a pesagem, separação, embalagem e entrega dos alimentos no CRAS. Essa referência visual do processo de Rio Claro é muito importante, pois oferece um parâmetro do que estão fazendo, o que facilita muito até para que possam contribuir com sugestões que otimizem o processo que está sendo adotado aqui”, salientou Clayde.

Foto das duas equipes do Banco de Alimentos

Equipe da Cozinha Industrial da FUMAS visita o Banco de Alimentos de Rio Claro: troca de experiências

Trabalhando com o coração

“Nós conhecemos outro sistema de trabalho para poder comparar com o que estamos fazendo aqui, mas o mais importante foi conhecer outras pessoas que, assim como nós, trabalham felizes, fazendo tudo o com o coração”, ressaltou o cozinheiro José Eduardo Pereira. Já para a também cozinheira Lucilene de Jezus, a visita também foi importante para que a equipe da Fumas está capacitada para abraçar mais esta responsabilidade. “Temos muita facilidade e percepção para assimilarmos um trabalho tão importante quanto este que será realizado para o Banco de Alimentos”, assegurou.

O serviço do Banco de Alimentos de Jundiaí – a ser inaugurado em março, é uma iniciativa da Prefeitura de Jundiaí através da Unidade de Gestão de Desenvolvimento e Assistência Social (UGADS), em parceria com a Fumas. Neste primeiro momento, as entregas das cestas verdes – compostas por frutas, verduras e legumes doados pelo CEASA Jundiaí-ECAJ (Entreposto Central de Abastecimento Jundiaí) – serão entregues nas unidades do CRAS num sistema de rodízio às quintas-feiras, para cerca de 20 famílias cadastradas no Centro de Referência da Assistência Social. A quantidade de alimentos a ser entregue deve variar conforme o número de doações feitas pelos produtores e distribuidores de Jundiaí.

Assessoria de Imprensa – FUMAS
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/02/27/cozinheiros-da-fumas-visitam-o-banco-de-alimentos-de-rio-claro/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original