Compac dá posse a novos conselheiros e elege presidência
Publicada em 13/03/2019 às 18:02O Conselho Municipal do Patrimônio Artístico e Cultural (Compac) deu posse na noite dessa terça-feira (12). Os 15 novos representantes do Poder Público, das entidades e da sociedade civil foram empossados no auditório do Paço Municipal ao Conselho, que passa a ter 20 integrantes, Elizeu Marcos Franco como presidente, Jaqueline Lima como vice-presidente e Erazê Sutti como secretário.
Em sua fala, o prefeito Luiz Fernando Machado agradeceu a atuação e ressaltou a importância do Conselho. “O zelo e apreço pelo patrimônio histórico exigem também o entendimento da sua preservação. A Prefeitura está atenta às demandas que a população tem em relação aos patrimônios, mas é muito cautelosa em relação a isso, porque quaisquer intenções devem ser pensadas”, ressaltou Luiz Fernando, que agradeceu a atuação de Antônio Carlos Bezerra na presidência nos últimos anos e desejou um bom trabalho a Elizeu Franco.
O gestor da Unidade da Casa Civil, Gustavo Maryssael de Campos, ressaltou a atenção e importância que o Poder Público dá ao assunto. “A Prefeitura reitera neste ato o apoio que dá às discussões pertinentes à preservação do patrimônio municipal. Desejo aos conselheiros um trabalho bastante produtivo e também uma atuação relevante nas discussões de interesse da cidade.”
Para Marcelo Peroni, gestor da Unidade de Cultura (UGC), à qual o Compac é vinculado, a preservação do patrimônio histórico é um processo contínuo. “Assim como define a lei complementar 443/2007, que constitui o Patrimônio Cultural do Município, a preservação e proteção do patrimônio são de interesse coletivo e permanente. Que os membros empossados possam prosseguir com este importante trabalho”.
Elizeu fez uma apresentação para os novos integrantes sobre os conceitos, processos em tramitação e demandas da sociedade em relação ao conselho. “A partir de agora a proposta é estreitar ainda mais a atuação com o Departamento de Patrimônio Histórico da UGC, a fim de que sejam mais dinâmicas e eficientes não só a identificação dos bens com importância cultural como o seu processo de análise e aprovação”.
Segue a lista dos integrantes do Conselho:
- Poder Público
Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente – Karen Nitsch Mazzola e Odair José Guimarães
Unidade de Gestão de Cultura – Elizeu Marcos Franco, Rita de Cássia Carvalho, Solange Fernandes Vetrenka e William Roberto Soares Paixão
- Associações e entidades
Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Gisela Andrade Vieira
Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) – Rosana Ferrari e Jacqueline Lima
Diretoria de Ensino – Marcelo Pasini Júnior
Gabinete de Leitura Ruy Barbosa – Erazê Sutti
Instituto Envelhecer – Austregézilo Ramos Filho
Associação dos Engenheiros de Jundiaí – Alessandro Aparecido Mazzola
- Sociedade Civil
Ezequiel Antônio Pedro, Anésio Ferreira dos Reis Júnior, Kelli Marques de Araújo Pecoraro, Tamir Klaus Meitling, Samuel Barban Ruiz, Juliana Corrêa Gonçalves e Thais Renata Giolo.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
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