Dia da Água: Prefeitura garante continuidade do Programa Nascentes

Publicada em 20/03/2019 às 18:12
Prefeito Luiz Fernando sentado à mesa

Prefeito destacou a importância do recurso também para o desenvolvimento do Município

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), firmou nesta quarta-feira (20) um Acordo de Cooperação com a The Nature Conservancy (TNC) no Brasil para, por meio de esforços conjuntos e sem compromissos financeiros, dar continuidade às ações do Programa Nascentes Jundiaí. O programa é focado na conservação e recuperação de mananciais no Município e visa incrementar os serviços ambientais relacionados, principalmente, à qualidade e disponibilidade da água. A assinatura do termo marca a comemoração do Dia Mundial da Água, celebrado nesta sexta-feira (22).

Ao assinar o acordo, o prefeito Luiz Fernando Machado destacou a importância de preservar a água não só por ser um bem essencial para a sobrevivência, mas também pela relevância que tem no desenvolvimento do Município. “Jundiaí é referência nacional graças à capacidade de abastecimento alcançada ao longo dos últimos anos. Justamente por isso nós iniciamos a discussão para que sejam feitos novos investimentos em represas no Vetor Oeste, uma região que tem crescido muito. Não podemos nos furtar de debater, tecnicamente, ações que terão impacto no nosso futuro”, afirmou. Ele aproveitou a oportunidade, ainda, para homenagear nomes que trabalharam para a preservação da água, como, por exemplo, os engenheiros Rui Chaves e Milton Takeo.

Vista de cima do vertedouro

Capacidade de abastecimento da represa foi elevada em 1 bilhão de litros

O gerente de água da TNC Brasil, Samuel Barreto, falou sobre a importância dos resultados que vêm sendo alcançados com o Programa Nascentes e elogiou também a implantação, em 2019, do Pagamento de Serviços Ambientais (PSA) pela Prefeitura. “Jundiaí entra para um seleto grupo de menos de 10% dos municípios brasileiros que têm essa iniciativa regulamentada por lei própria”, comentou. Para o gestor da UGAAT, Eduardo Alvarez, a implantação do PSA “vai estimular outros produtores a buscarem a preservação de outras áreas”.

Também presente à cerimônia, o diretor-presidente da DAE, Eduardo Palhares, ressaltou os investimentos recentes feitos pela empresa. “Com as obras realizadas no vertedouro da represa conquistamos mais um bilhão de litros de água bruta. Com isso, atualmente, a represa armazena 9,3 bilhões de litros de água”, detalhou. Mais cinco novos reservatórios vão integrar a operação de abastecimento da DAE, com investimento total de R$ 11 milhões.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ e Divulgação/DAE

 


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/03/20/dia-da-agua-prefeitura-garante-continuidade-do-programa-nascentes/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original