Parque da Uva lota no primeiro dia do Science Days 2019

Publicada em 03/04/2019 às 18:39

Experimentos foram apresentados por alunos das escolas públicas e privadas de Jundiaí

Curiosos e pequenos cientistas tiveram endereço certo nesta quarta-feira (03): o Parque Comendador Antônio Carbonari (Parque da Uva), onde foi realizado o primeiro dia do Science Days 2019, evento em parceria da Prefeitura de Jundiaí com a National Aeronautics and Space Administration (NASA), da Kennedy Space Center International Academy e da Câmara de Comércio Brasil-Florida (CCBF). Considerado a maior edição do evento na América Latina e a maior feira científica de todo o País, o evento chega a Jundiaí pela segunda vez, com capacidade para 20 mil pessoas, e está integrado ao programa Escola Inovadora e é voltado para os alunos da rede pública municipal dos quartos e quintos anos, alunos da rede estadual e particular, além de pesquisadores e entusiastas do assunto.

Com cerca de 30 estandes de diversos institutos e escolas e mais de 120 experimentos (um número 50% superior ao do ano passado), o evento conta com um estande especial do programa Escola Inovadora e do FAB LAB, além da carreta da TVTEC, um estande de realidade virtual da DAE sobre o tratamento e distribuição da água e um estande da Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun). Nesta quarta-feira (03) foram ainda realizadas palestras com representantes das Agências Espaciais Brasileiras e Israelense, da Fundação Buzz Aldrin Space, e outros, e do embaixador mirim dos Science Days no Brasil, João Paulo Barrera.

Acompanhado por alunos da rede municipal, o prefeito Luiz Fernando Machado ressaltou o alinhamento da proposta do evento com as iniciativas do programa Escola Inovadora. “Fazer uma ação em parceria com a NASA é um ganho nos projetos que desenvolvemos em favor da Educação, a partir do programa Escola Inovadora. Nossas crianças merecem ter acesso a novas formas de aprendizagem e o Science Days vêm com essa oportunidade de apresentar oficinas interativas e palestras com profissionais de agências aeroespaciais. Uma experiência que elas irão levar para toda a vida”, disse.

Fila de alunos aguarda o horário de abertura do pavilhão, com o p´refeito dando as boas-vindas

Alunos aguardaram ansiosos a abertura do pavilhão do parque

A programação dos Science Days no Parque da Uva segue nesta quinta-feira (04) com as exposições nos estandes, intervenções culturais e mais seis palestras com especialistas de renome. Os portões abrem às 9h e é exigida a apresentação do ingresso gratuito impresso e para o horário da reserva. Além das palestras da NASA, escolas públicas e privadas também levaram seus experimentos para apresentar ao público do Science Days.

Para a gestora da Unidade de Educação (UGE), Vasti Ferrari Marques, o aprendizado passa pela experimentação e solução de problemas. “Esse evento confirma o quanto as crianças são protagonistas em Jundiaí. Queremos exatamente isso: que elas tenham essa consciência de otimização de uso de recursos, soluções de sustentabilidade e pensamento crítico para as vidas delas, para que sejam cidadãos de uma sociedade cada vez melhor”.

Também à frente da organização do evento, o gestor da Unidade de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, Messias Mercadante, afirmou que o formato da atividade vem ao encontro do trabalho da Prefeitura em tornar Jundiaí um Município cada vez mais digital e tecnológico. “Este é um evento que expande as fronteiras da cidade e fazem com que ela se conecte ainda mais com o mundo. A maioria das 1800 indústrias em Jundiaí é de vanguarda no quesito tecnologia e possui centros de pesquisa e inovação, e cada vez mais caminhamos para consolidar essa realidade”.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/04/03/parque-da-uva-lota-no-primeiro-dia-do-science-days-2019/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original