Em observância ao período eleitoral, este canal mantém estático conteúdos anteriores à data 15/08, sendo atualizado somente por matérias relacionadas ao combate à Covid-19, ou de urgência social.

Dengue: Zoonoses realiza ação neste sábado na Vila Rica

Publicada em 12/04/2019 às 18:35

A Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) mantém o trabalho contra as arboviroses, entre elas, a dengue. Neste sábado (13), os técnicos da unidade farão trabalho de orientação da população e busca ativa de sintomáticos na região da Vila Rica, próxima da Vila Rio Branco e Jardim da Fonte. Durante a semana, as atividades estiveram focadas no São Camilo, inclusive com aplicação de nebulização em 50% do território.

Mão segurando recipiente com água sendo despejada

Eliminação de criadouros nas residências é ação que todo morador deve realizar para evitar os criadouros dos mosquitos Aedes aegypti

De acordo com a biomédica da UVZ, Ana Lúcia de Castro, o trabalho de sábado do final de semana mantém a linha desenvolvida. “Fizemos vistorias em 500 imóveis do São Camilo nesta segunda atividade casa a casa realizada no bairro, e, mesmo assim, recolhemos diversas amostras de larvas. Isso indica que há mosquitos em vários estágios no bairro. As pessoas precisam eliminar todo recipiente que possa acumular água e se transformar em um criadouro. Somente com o cuidado das residências é que será possível combater a dengue e as demais arboviroses. Os bairros determinados para a atuação fazem divisa com o São Camilo e, por isso, é necessário que estejam alerta”, explica.

Ainda durante a semana, os técnicos também realizaram o mesmo trabalho casa a casa, busca ativa de sintomáticos, orientação sobre eliminação de criadouros e encaminhamento dos suspeitos para equipamentos de saúde nos bairros Vila Ana e Vila Jundiainópolis. Segundo a biomédica, os locais de encontro de larvas continuam sendo de fácil eliminação. “Foram identificadas larvas de mosquitos Aedes aegypti em caixas d’água sem tampa, plantas em água e pratinhos de vasos. São cuidados simples, que não são tomados e resultam em um grande impacto negativo para a população”, orienta.

A Prefeitura de Jundiaí disponibiliza o Boletim Epidemiológico, semanalmente, para a divulgação da quantidade de casos de todas as arboviroses.

Assessoria de Imprensa
Fotos: fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/04/12/dengue-zoonoses-realiza-acao-neste-sabado-na-vila-rica/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original