Educavi leva a cultura de paz e movimenta centenas de alunos no SESI
Publicada em 12/04/2019 às 18:24Desde a sua criação em 2009, o Programa Educação para Não Violência – Educavi, uma iniciativa do Centro de Instrução e Formação (CIF) da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ), tem registrado experiências sempre muito exitosas, uma vez que tem por objetivo promover a cultura de paz entre crianças, jovens e adultos, consequentemente dando a sua contribuição como trabalho socioeducativo no combate à violência e criminalidade. Um dos principais compromissos da atual Administração é promover a capacitação profissional dos integrantes da Corporação para que possam ser multiplicadores de boas práticas, contribuindo dessa forma para a queda nos índices de criminalidade.
Neste mês de abril, cumprindo uma extensa programação de palestras e encontros, os GMs Amanda e Barros apresentaram o programa para aproximadamente 400 alunos do 9º ano e Ensino Médio da Escola SESI Nº 355 – Luiz Latorre, instalado na Vila Hortolândia.
“O Programa Educavi ganhou em 2017 o reforço das propostas efetivadas pela Guarda Civil Metropolitana (GCM) de São Paulo, quando os agentes de segurança pública da instituição de Jundiaí passaram por aperfeiçoamento profissional junto àquela Corporação. Mais fortalecido, estruturado e eficiente, hoje o Educavi é também Gepad – Grupo de Educação e Prevenção às Drogas. Leva o conhecimento para que sejam possíveis as melhores escolhas: cada participante/ouvinte torna-se um multiplicador de bons ensinamentos. Os futuros profissionais aqui presentes recebem orientação para seguir o caminho do bem, a cultura de paz em toda a sua dimensão, a certeza de que as orientações do Programa Educavi/Gepad complementam a formação na escola. Com seriedade, compromisso e patriotismo”, declarou a GM Amanda. Completando, o GM Barros frisou que sem dúvida alguma a informação transforma o mundo e as pessoas: é o homem, como um ser histórico, inserido num permanente movimento de procura, faz e refaz constantemente o seu saber, principalmente para promover a paz.
Supervisionando as atividades na escola, a diretora Francislaine Mendes; a coordenadora pedagógica FUN 2 e Ensino Médio, Sônia Beatriz de Oliveira; e a docente Elisabete Bellon. “O trabalho integrado realizado com a Guarda Municipal de Jundiaí contribui significativamente para a formação acadêmica dos nossos alunos, no desenvolvimento das competências socioemocionais.”
Integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Jarinu, os agentes Cardoso e Dresseneti acompanham as propostas desenvolvidas pelo Programa. “Em atuação há cinco anos, a nossa Corporação caminha para novas propostas, busca adquirir cooperação técnica para que possamos avançar em operacionalidade e trabalho socioeducativo. Conhecemos o Educavi/Gepad durante o nosso curso de formação para ingresso na Corporação de Jarinu: a partir deste mês de abril teremos uma capacitação mais específica na instituição de Jundiaí”, comentou a GM.
Finalizando as atividades entre alunos e corpo docente, durante momentos de cidadania e muita integração, os participantes acompanharam a apresentação do showdog realizado pelo Canil da GMJ e que este ano completa 15 anos de atividades – referência no país por sua capacitação profissional especializada, os bons serviços prestados à comunidade.
Resultados
Ao longo de 2018, o Programa Educavi/Gepad promoveu 118 encontros, principalmente sobre assuntos variados de interesse do universo estudantil, tais como o perigo das drogas, álcool e tabagismo. De janeiro a novembro de 2018 foram alcançadas 4.981 pessoas, uma média de 553 pessoas a cada mês.
Assessoria de Imprensa GMJ
Foto: Assessoria de Imprensa GMJ
-
17/01/2025
Prefeitura reforça compromisso com a segurança pública
-
15/01/2025
Segurança Municipal se reúne com Escola de Gestão Pública para estreitar relacionamento com ações voltadas à capacitação de guardas municipais
-
03/01/2025
Governo inicia visitas às Unidades de Gestão para diálogo com os servidores
-
03/01/2025
Novo comandante da GMJ destina viatura para o Canil
Baixe as fotos desta notícia na resolução original