19º FERA é marcado por alegria e interação

Publicada em 17/04/2019 às 12:58

A manhã de sol desta quarta-feira (17) foi movimentada na pista de Atletismo do Complexo Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Dr. Nicolino de Luca, o Bolão, com a realização do 19º Festival Especial Regional de Atletismo (FERA) – organizado pelo Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (Peama) e realizado pela Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL). O evento reuniu mais de 200 participantes de 13 instituições dedicadas ao atendimento às pessoas com deficiência de toda a região. Com alegria e disposição, os competidores mostraram suas potencialidades em provas de corrida e salto.

Mulher em perna de pau entre os atletas em frente ao Bolão

Evento tradicional é realizado há 19 anos, no Bolão, reunindo entidades de toda a região

 

Pela primeira vez participando do evento, o pequeno Enzo Antonio Carvalho, 5 anos, é aluno do Peama desde outubro de 2018. A mãe Suellen Caminelli Carvalho estava animada com a participação do filho. “Ele vai correr pela primeira vez. As atividades deste Festival complementam a proposta de trabalho do Peama, com a oferta de atendimento às pessoas com deficiência para que se desenvolvam. Desde que o Enzo começou a participar das aulas, melhorou o equilíbrio e a disciplina”, comenta.

Larissa Vitória Alves, 19 anos, já é atleta do Peama há mais tempo. “Fiz aulas de natação, dança, tênis e agora, estou fazendo atletismo. Deixei a natação pois a piscina era muito grande. Me cansava. A corrida eu gosto mais”, contou a aluna, que além de participar das baterias de corrida de 50 metros, ainda competiu pelo salto em distância.

Para o gestor da UGEL, Luiz Trientini, a realização da atividade garante a igualdade de oportunidades para as pessoas. “Seguindo a tendência mundial, incluímos a prova integrada, que conta com a participação de pessoas não deficientes em conjunto com os assistidos. Desta forma o tratamento é igualitário e favorece a potencialidade de cada um”, detalha. Trientini ainda salienta a importância dos professores dedicados ao atendimento às turmas, responsáveis pelo desenvolvimento dos atletas.

Foto feita entre medalhas com foco em atleta na pista de atletismo

Participantes receberam medalhas para as competições de corrida e salto

A competição contou com a participação de entidades de Jundiaí e Região. Vinícius Silva, 9 anos, correu com pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Campo Limpo Paulista. “Essa é a primeira vez que participo. Estou muito feliz por correr aqui”, contou o garoto, que é cadeirante.

Para o diretor da Escola Superior de Educação Física (ESEF), Davi Poit, a tradição do evento se dá pela qualidade. “Alcançar a marca de 19 anos realizado ininterruptamente significa que é resultado de um trabalho de qualidade”, destaca.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/04/17/19o-fera-e-marcado-por-alegria-e-interacao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original