Dia Mundial de Doação de Leite Humano é celebrado dia 19 de maio

Publicada em 17/05/2019 às 10:55

No próximo domingo (19), é Dia Mundial de Doação de Leite Humano, e o grande objetivo desta data é alertar à sociedade para a importância da proteção e da promoção do aleitamento materno por meio desse gesto que é simples, precioso e sem custo algum. Rico em água, vitamina, proteínas e nutrientes, o leite humano é o mais indicado para a saúde dos pequenos nos primeiros meses de vida.

O Banco de Leite Humano de Jundiaí tem atuado como um polo defensor do aleitamento materno, ajudando as crianças e mães de toda região. Inicialmente vinculado ao Hospital de Caridade São Vicente de Paulo e atualmente ao Hospital Universitário é responsável por ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, execução de atividades de coleta da produção lática da nutriz, seleção, classificação, processamento, controle de qualidade e distribuição, sendo proibida a comercialização dos produtos por ele distribuídos.

Foto da sede do Banco de Leite Humano

Sede do Banco de Leite Humano atende na rua Ragusa, 54, no Jardim Messina

Toda mulher que está amamentando e tem leite em excesso é uma possível doadora. Para doar, basta ser saudável e não estar fazendo uso de nenhum medicamento que interfira na qualidade do leite materno. A equipe do Banco de Leite retira o leite na casa da doadora, desde que resida em Jundiaí, Itupeva, Cabreuva, Itatiba, Louveira, Cajamar, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista e Jarinu.

O aleitamento materno diminui a ocorrência de diarreia, infecções respiratórias e alergias em recém-nascidos, além de reduzir o risco de desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes, sobrepeso e obesidade na vida adulta.

As interessadas podem entrar em contato com o Banco de Leite, a equipe fará uma breve entrevista e, estando apta para ser doadora, as enfermeiras vão até a residência e ensinam como fazer a ordenha e armazenamento. O telefone do Banco de Leite é 0800-178155.

Amor ao próximo e à vida
Considerado um gesto de solidariedade e amor, a doação de leite materno ajuda os recém-nascidos nos primeiros dias de vida. A história de Ana Claudia Zorzi Malagoli, mãe de Alane Zorzi Malagoli (1 ano 7 meses) foi doadora por oito meses. Tudo começou quando sua filha não pegava o peito. Ana Claudia não desistiu em proporcionar o melhor alimento para sua filha e começou a ordenhar e oferecer seu leite materno através de copinhos. “Eu tinha muito, e liguei para o Banco de Leite para doar, foi quando me perguntaram se minha filha amamentava. Após contar o que estava acontecendo fui orientada pela equipe como ir procedendo, até que meu bebê começou a mamar”. Assim que Ana Claudia conseguiu o que tanto sonhava, passou a ser doadora. “Saber que recém-nascidos são salvos com o nosso leite, é um resultado do amor ao próximo e à vida”, completa ela.

Para as mães que possuem alguma dúvida com relação ao processo de ordenhar e doar, é só entrar em contato com o banco através do 0800-178-155 ou pessoalmente na rua Ragusa, 54 – Jardim Messina, Jundiaí.

Ana Claudia faz um alerta para que as pessoas valorizem o trabalho do Banco de Leite Humano e sejam doadoras. “O trabalho de orientação e psicológico é muito bom, e essa parte conta muito”.

A mortalidade infantil e o leite materno
De acordo com Marcela Biondi, nutricionista responsável pelo Banco de Leite, a doação, além de ser um ato de amor e ajudar a salvar a vida de bebes nas UTIs, ajuda também a mulher que tem leite excedente. Toda mulher com excesso de leite precisa esvaziar as mamas antes de oferecer ao bebê para facilitar a pega e evitar o ingurgitamento mamário, o comumente chamado de peito empedrado. Toda mulher com excesso de leite sente a necessidade de esvaziar a mama, o que é de extrema importância para evitar muitos problemas.

A mortalidade infantil tem relação direta com o leite materno, uma vez que o mesmo possui mais de 250 componentes que agem com ações anti-inflamatórias, bactericidas e protetoras, além de ser rico em todos os nutrientes na quantidade específica que a criança precisa. Atua como um verdadeiro escudo contra as doenças e infecções.

De acordo com o Unicef, se a criança for amamentada até os seis meses de vida, a amamentação pode evitar, por ano, a morte de 1,3 milhão de crianças menores de cinco anos.

Frascos de leite humano em gaveta de freezer

Lei materno pronto para ser encaminhado para os recém-nascidos

Referência mundial
O Brasil tem a maior e mais completa rede de bancos de leite do mundo, com 221 unidades e 186 postos de coleta, de acordo com o Ministério da Saúde. Desenvolvido no Brasil há 32 anos, o programa já beneficiou, entre os anos de 2009 e 2016, mais de 1,8 milhão de recém-nascidos. No período, contou com o apoio de mais de 1,3 milhão de mulheres doadoras, com aproximadamente, 1,4 milhão de litros de leite coletados.

De acordo com a coordenadora dos bancos de leite do Distrito Federal e membro da Comissão Nacional de Banco de Leite Humano, Miriam Oliveira dos Santos, graças a solidariedade das mães doadoras, a unidade brasiliense consegue atender toda a rede neonatal da capital. “Quando sobra leite em algum banco, a gente encaminha para outros que estão precisando”, explicou.

Assessoria de Imprensa HU
Fotos: HU


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/05/17/dia-mundial-de-doacao-de-leite-humano-e-celebrado-dia-19-de-maio/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original